1. Ainda existem muitos “tabus” relacionados à menstruação. Comente sobre esses “tabus” e descreva o significado biológico do ato de menstruar. 2. Aponte as principais características que envolvem o ciclo menstrual e estabeleça as relações com a “tabelinha”. 3. Explique como ocorre a ejaculação e qual sua relação com a fecundação. Comente sobre o fenômeno da polução noturna. 4. Considerando a fisiologia da reprodução, explique se é possível ou não engravidar sem ter uma relação sexual. Qualquer relação sexual engravida? Por quê? 5. O que se entende por “orientação sexual”? Pesquise a respeito e descreva as informações em seu caderno. 6. Se uma garota, por exemplo, acredita estar apaixonada por uma amiga, podemos afirmar que esta garota é homossexual? Há algum problema em se apaixonar por alguém do mesmo sexo? 7. Em qual(is) situação(ões) uma pessoa pode solicitar o nome social? Pesquise e descreva aspectos relacionados à diversidade de identidades humanas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A menstruação é cercada de tabus. Tratada como algo nojento, indesejável e digno de vergonha, a menstruação raramente está associada a um sinal de boa saúde. Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprender.
2 - O ciclo menstrual tem duração de cerca de 28 dias, entretanto, podem ocorrer variações, como ciclos de 20 a 40 dias. O ciclo menstrual, também chamado ciclo uterino, tem duração média de 28 dias.
O ciclo menstrual pode ser dividido em fase proliferativa, secretora e menstrual. A tabelinha é um método que se baseia no cálculo dos dias em que provavelmente estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas. Assim, pode ser utilizada tanto para este fim quanto para a contracepção. A mulher geralmente está fértil no meio do ciclo menstrual, quando ocorre a ovulação.
3 - A ejaculação é uma resposta mecânica do corpo, quando ocorrem contrações musculares que provocam a saída do sêmen. Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero. Polução noturna é uma ejaculação involuntária que ocorre durante o sono.. Apesar de ser mais comum entre os 12 e 25 anos de idade, a polução noturna pode acontecer também com homens casados e com vida sexual estável. As mulheres também podem apresentar excitação e lubrificação vaginal durante o sono.
4- Sim. A gravidez pode ocorrer toda vez que o sêmen do homem, cheio de espermatozoides, tem acesso à vagina de uma mulher em período fértil. E esse contato não acontece apenas quando o pênis penetra o canal vaginal e ejacula lá dentro. Não, pois há maneiras de ter uma relação sexual segura, com uso de preservativos e métodos para não engravidar. Isto significa que se você tiver uma relação sexual desprotegida, com o “pênis na vagina” (ou usar outra forma de inseminação) nos dias que antecedem a ovulação, o esperma pode sobreviver por tempo suficiente para, potencialmente, fertilizar o óvulo e resultar em gravidez.
5- A orientação sexual de uma pessoa indica por quais sexos ou gêneros ela sente-se atraída, seja física, romântica e/ou emocionalmente. Ela pode ser assexual, bissexual, heterossexual, homossexual ou pansexual.
6- sim, por ser uma garota e gostar de outra garota ela pode sim ser homossexual. Não. Não tem nenhum problema em se apaixonar por alguem do mesmo sexo, afinal temos o livre arbítrio. Independente da nossa opinião, devemos respeitar.
7- Em casos de pessoas transexuais e travestis, que devem ser chamadas pelo nome que representa o gênero com o qual se identificam (nome social). (não consegui formular uma resposta para a última questão, desculpa)