1. Agostinho elabora sua teoria política tratando da Cidade de Deus e da Cidade dos Homens. De acordo com o autor, a Cidade de Deus:
a) É inatingível aos homens em sua vida terrena, devendo estes buscar na Cidade dos Homens suas referência morais para adentrar na Cidade de Deus após a morte.
b) É a origem de todo o poder terreno, sendo a Cidade dos Homens sua mera transposição.
c) Impõem-se ao governante como sua única possibilidade,
d) Se materializará como Cidade dos Homens no fim dos tempos.
d) Coexiste com a Cidade dos Homens, devendo a cidade terrena garantir bem estar e justiça.
2.De acordo com Tomás de Aquino:
I - O bom governo é aquele exercido de forma virtuosa pelo governante.
II - Há a lei divina e há a lei humana.
III - O Estado deve encarregar-se tanto da retidão terrena quanto da preparação da alma de seus súditos.
IV - A virtude do governante está em basear-se na lei divina para elaborar a lei humana e governar.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II, III e IV.
b), I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) II e III.
e) I e III.
3. A filosofia ética medieval elabora o conceito de livre-arbítrio para explicar a liberdade humana frente à onisciência e vontade de divina. Em relação à filosofia política, o conceito de livre-arbítrio é utilizado para explicar:
a) A tirania de governantes que se afastam da moral religiosa.
b) A possibilidade de salvação da alma quando a lei terrena não corresponde à lei divina.
c) A possibilidade humana de buscar a um só tempo a realidade divina e a realidade terrena.
d) As alternativas A. B e C estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta, pois o conceito de livre arbítrio é irrelevante neste contexto.
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mano é impossível responder tudo isso, faz uma pergunta d cada vez
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