1 - Agora é com você! Hora de produzir! Você deverá escolher uma pessoa, pode ser seu pai, sua mãe, seu irmão ou um amigo próximo e peça que lhe conte uma situação constrangedora ou engraçada pela qual passou. Registre o relato feito por essa pessoa. Transforme esse relato oral em relato escrito. Escolha um título criativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
VEXAME NA ESTAÇÃO DE TREM
Eu estava atrasada para a faculdade.
Cheguei na estação e o trem já soava o primeiro sinal de "fechar as portas". Era "hora do ruch", ou seja: a estação e o trem estavam lotados. Passei pela roleta e corri o máximo que pude, com meus livros, bolsa e calçando meu lindo tamanco de madeira, entre outros apressados como eu.
Quando soou o segundo sinal, eu estava quase lá. Foi quando... meu lindo tamanco de madeira não se entendeu com o piso super enceirado e escorregou: minha perna direita foi lá na frente, mas a esquerda continuou cá atrás. Teria sido um "espaguete" lindo, se eu fosse bailarina. Mas, como não era, o "espetáculo" foi outro: todo o meu material se espalhou pelo chão, fazendo um barulho que ecoou pela estação e chamou a atenção de todos os passageiros, os que estavam na estação e os de dentro do trem. Enquanto muitos continuavam a corrida para garantir a viagem, uns me ajudavam a levantar e outros me olhavam de dentro do trem, que quase partia… Entre as dores nos joelhos e pernas, a maior era a da vergonha. E o espetáculo continuou, pois ainda tive que recolher minhas coisas entre os outros passageiros que continuavam a corrida para entrar nos vagões lotados.
Por fim, tive que disfarçar (se é que ainda era possível), sentar e esperar, pois acabei perdendo o trem.
Explicação:
"Relato pessoal" é um gênero que retrata fatos acontecidos com a pessoa que o conta. Por isso, é escrito em primeira pessoa (eu/nós) e apresenta muita subjetividade, pois o relator transmite toda a emoção vivida no momento em que os fatos correram.
Um dia eu tava saindo da escola com minha prima e tinha muitas pedras na rua e escorreguei e caiu e todo mundo da escola ficou olhando para mim e rindo e eu sair correndo para dentro de casa
Nesse dia eu não consegui mais sair de casa com tanta vergonha