1) Admiração ou espanto, essa é a atitude que Aristóteles considerava como o princípio do filosofar. Assinale a alternativa que justifica o raciocínio do filósofo grego.
A) O espanto é a atitude de êxtase em face da revelação da verdade eterna assinalada por um saber divino que abarca toda a realidade, pois dispensa qualquer uso do pensamento ou da experiência guiada pelo pensamento.
B) O espanto causa perplexidade em quem se depara com algo desconhecido e assim se sente impelido a querer saber; essa atitude é própria do filosofar, por isso, agora como na origem, o que motiva os homens é a libertação da ignorância.
C) O espanto reforça a ignorância humana, pois tudo que existe possui uma ordem imutável e eterna, e quem se submeter cegamente aos designíos do desconhecido, apesar de abdicar de sua liberdade, terá na ignorância o seu maior bem.
D) O espantoso, para Aristóteles, era constatar, na cultura grega, que os homens diante da menor
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Resposta Certa (B) na minha opinião
Respondido por
6
O thauma, ou espanto, é uma reação de insight, admiração e perplexidade em relação ao novo (B).
Thauma e atitude filosófica
- O espanto causa perplexidade em quem se depara com algo desconhecido e assim se sente impelido a querer saber.
- Essa atitude é própria do filosofar, por isso, agora como na origem, o que motiva os homens é a libertação da ignorância.
- É importante que o "thauma" crítico seja incentivado e guiado por mestres e por sábios, a fim de trazer luz ao pensamento humano racional.
Saiba mais sobre atitude filosófica em: brainly.com.br/tarefa/24797725
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás