Sociologia, perguntado por angelporiap1168, 11 meses atrás

1. (Adaptado - UNICAMP - 2012) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. [...] A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. [...] Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. [1762]. São Paulo: Abril, 1973. p. 28, 36). No trecho apresentado, o autor: U3 A política e a evolução das concepções de mundo 199 a) Argumenta que um corpo político existe quando os homens se encontram associados em estado de igualdade política. b) Reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais. c) Defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos. d) Denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor. e) Apresenta a ordem social como uma dádiva divina, uma vez que se configura como um direito sagrado para todos os homens.? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Jgubfuncbn
15
Produzida em um contexto de crítica ao Antigo Regime, a obra Do Contrato Social, de J. J. Rousseau, propõe um estado de direito em contraposição a um regime de dever. Como o trecho demonstra, para o autor a legitimidade de um corpo político (constituindo uma associação) só existe quando há igualdade política entre seus membros, ou seja, quando se abole a cisão senhor/escravo. Comentário: A alternativa b faz uma referência muito vaga a “direitos sagrados”, que remetem a esferas além da política, focalizada por Rousseau.

RESPOSTA: Letra A

Respondido por gilnascimento81
0

Resposta:      a) Argumenta que um corpo político existe quando os homens se encontram associados em estado de igualdade política.

Explicação:    Rosseau percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum

Perguntas interessantes