1) A Web 1.0 e a Web 2.0 são gerações da Web, que foram denominadas dessa forma a partir da nomenclatura Web 2.0 cunhada por Tim OReilly, pensando a Web como uma grande plataforma. Através da nova geração seria possível uma maior colaboratividade e uma arquitetura de participação. A partir de sua leitura do texto acima, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) Na geração da Web 1.0, havia colaboratividade, já que se podia trocar e-mails. b) Hoje, não existem páginas da Web que podem ser consideradas da primeira geração. c) A Web 2.0 possibilita colaboratividade, pois várias páginas da Web são pensadas para o conteúdo ser compartilhado sem alterações. d) A arquitetura de participação, segundo Tim OReilly, designa uma estrutura em que as pessoas podem dar sua opinião. e) A Web 2.0 possibilita colaboratividade, pois várias páginas da Web permitem que muitos usuários participem na elaboração de um conteúdo, de um único texto, por exemplo. 2) Os multiletramentos estão relacionados aos vários conteúdos, aos vários enunciados que circulam na contemporaneidade. Isso possibilitado pelas redes de comunicação. O prefixo multi traz uma conotação de vários, muitos. Ao pensar nas interações possíveis por meio da web, o que poderíamos afirmar? Alternativas: a) As formas de nos comunicar são restritas. b) A internet possibilita o contato com múltiplas, diversas culturas do mundo que reforçam os estereótipos. c) A linguagem computacional permite a circulação de áudio, imagens estáticas e em movimento, porém não há novidades. d) As práticas dos multiletramentos colocam em questão as multiplicidades de linguagens e as pluralidade de culturas. e) Os multiletramentos parecem estar relacionados a muitas pessoas. 3) Leia atentamente as asserções a seguir: A produsagem faz parte da cultura participativa, PORQUE os usuários somente consomem os conteúdos da indústria da mídia, participando do fluxo midiático. A partir de sua leitura, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. e) As duas afirmações são falsas. 4) O design thinking, uma metodologia de inovação, possui três momentos: Inspiração, ideação e implementação. Por se tratar de inovação, qual das alternativas caracteriza uma das etapas? Alternativas: a) No momento de inspiração, os profissionais utilizam somente seu repertório. b) Os momentos de inspiração e de ideação podem ocorrer em idas e vindas para aprimorar a solução. c) No momento de ideação, surgem as ideias, mas somente as que não oferecem dúvidas devem ser consideradas. d) O momento de implementação é o menos importante. e) O principal momento é o da inspiração, quando surgem as boas ideias.
Soluções para a tarefa
Bom dia.
1- letra E, por que a principal diferença entre a internet 1.0 e 2.0, se encontra no fator da colaboratividade, onde na 1.0 as páginas eram estáticas, impedindo que outras pessoas participassem. Já a 2.0, torna possível que varias pessoas alterem as páginas, como por exemplo essa resposta, que só é possível com a internet 2.0
2- Letra B, Uma das principais características da internet é a sua diversidade, onde é possível encontrar todo tipo de informação de forma praticamente ilimitada, com comunicação também ilimitadas.
3- Letra C, De fato a produsagem, faz parte da cultura participativa, mas os usuários não consomem somente os conteúdos da industria da midia, eles fazem parte do fluxo, mas não se utilizam somente dele.
4- Letra B, A fase de inspiração e ideação podem ser tidas como as fases de maior liberdade, pois é onde a pessoa tem a inspiração para a inovação e pensa na ideia, para que ela tome forma. Sendo assim essas duas fases andam juntas até que se encontre a melhor solução
Resposta e)
A Web 2.0 possibilita colaboratividade, pois várias páginas da Web permitem que muitos usuários participem na elaboração de um conteúdo, de um único texto, por exemplo