1. A urbanização é o processo no qual a população urbana aumenta mais do que a população rural. O Brasil já foi considerado um país rural, mas hoje ele é chamado de urbano e industrial. O que significa essa afirmação? *
1 ponto
a) Quer dizer que a população está toda vivendo em cidades e no campo só existem atividades agropecuárias.
b) Significa que, no Brasil, a população que mora nas cidades é superior à população rural.
c) Significa que o país apresenta um grande número de cidades do interior com elevada população absoluta.
d) Significa que a população rural é superior à urbana em quantidade e qualidade de vida.
2. “A crescente industrialização, associada à modernização no campo e à concentração de terras, impulsionou a saída de habitantes e a saída de habitantes do campo para as cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural”. Entre as consequências desse tipo de migração temos: *
1 ponto
a) Maior oferta de empregos no setor industrial atraiu novas pessoas para as cidades
b) Geração de renda e acentuada melhoria nas condições de vida das pessoas.
c) Aumento da população concentrada em áreas urbanas, não tendo condições adequadas de moradia e acesso a serviços básicos.
d) Aumento da expectativa de vida da população urbana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)b 2)c
Explicação:
Espero ter ajudado
1 – A afirmação significa que no Brasil, a população que mora nas cidades é superior à população rural. Letra B.
A maior porcentagem de população urbana brasileira se encontra na região Sul, que possuir cerca de 92% dos seus habitantes nas cidades. Em segundo lugar vem a região Centro-Oeste com aproximadamente 88,8% da população concentrada nas cidades.
Já a região Nordeste é a que apresenta a menor taxa de urbanização, um valor de 73,13% e a região Norte possui uma taxa de urbanização de 73,53%. Considerando o país como um todo, a população urbana é de 84,72%.
2 – Entre as consequências do êxodo rural, temos: c) Aumento da população concentrada em áreas urbanas, não tendo condições adequadas de moradia e acesso a serviços básicos.
O êxodo rural consiste na saída em massa dos moradores do campo com destino às grandes cidades e ocorreu em especial durante a década de 60 no Brasil.
A principal causa da migração do campo para as grandes cidades nos países industrializados consiste no fato de se desejar substituir a mão de obra pela mecanização, o que diminui a oferta de emprego no campo.
É possível destacar como problemas sociais resultantes da intensa e acelerada urbanização o aumento das favelas e da violência, assim como a falta de melhor infraestrutura.
Saiba mais sobre o êxodo rural em: brainly.com.br/tarefa/5091505
Bons estudos!