1) A Unified Modeling Language (UML) apoia o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos de forma incremental, através de modelos que podem evoluir com a inclusão de novos detalhes e também sendo extensível, permitindo que a UML seja adaptada às peculiaridades de cada software. Considerando as técnicas de modelagem da UML, existem diferentes diagramas que a compõe. Assinale a alternativa correta que representa um diagrama comportamental da UML. Selecione uma alternativa: a) Diagrama de Perfil. b) Diagrama de Pacotes. c) Diagrama de Objetos. d) Diagrama de Classe. e) Diagrama de Use Cases (Casos de Uso).
Soluções para a tarefa
Resposta:
(e) Diagrama de Use Cases (Casos de Uso).
Explicação:
Corrigido pelo Ava!
Única alternativa com diagrama comportamental:
A partir da UML 2.0, as técnicas
de modelagem comportamentais são classificadas em:
• Diagrama de Casos de Uso (Use Cases): representa a interação
entre Casos de Uso, Atores e seus relacionamentos.
• Documentação de Casos de Uso: descreve a execução dos
Use Cases de forma narrativa, enfatizando os eventos que são
disparados durante a execução de um caso de uso, sendo
que o grau de detalhamento da narrativa pode variar.
• Diagrama de Atividades: representa um conjunto de ações
que devem ser percorridas para a conclusão de atividades de
uma funcionalidade ou até de um processo completo.
• Diagrama de Máquina de Estados: demonstra o
comportamento de um objeto através de um conjunto de
estados e suas transições em um determinando instante de
tempo de execução do sistema.
A alternativa que representa um diagrama comportamental da UML é: e) Diagrama de Use Cases (Casos de Uso).
Na Unified Modeling Language (UML), um diagrama de caso de uso é uma forma de diagrama de comportamento aprimorado. A UML define uma notação gráfica para representar os casos de uso chamados de modelo de caso de uso.
Um diagrama de caso de uso é uma descrição das atividades que alguém ou algo deve realizar para realizar um processo.
Os diagramas de caso de uso são usados para especificar a comunicação e o comportamento de um sistema por meio de sua interação com usuários e / ou outros sistemas.