Português, perguntado por leticiasalles1012, 11 meses atrás

1. A tira aborda um problema grave existente no Brasil. Com base na condição social das personagens retratadas, explique esse problema.

2. Para se entender a crítica social feita na tira, é necessário compreender o jogo de palavras presentes nas falas do pai e do filho. Entre quais termos é estabelecido esse jogo de palavras?
A) o pai atribui ao termo que utilizou nesse jogo de palavras um significado negativo. Qual pode ter sido o raciocínio linguístico feito por Rango para utilizar o termo com esse sentido?

B) o que Rango define sobre sua vida com a utilização desse termo?

3. Explique como Edgar Vasques promove uma crítica à situação em que vivem as personagens da tira, utilizando esse jogo linguístico.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
263

1. É O problema da pobreza extrema. Rango e seu filho são muito pobres e moram em um lixão.


2. O jogo de palavras é estabelecido entre os termo "gente" e "indigente".


a) Rango deve ter pensado que "indigente" tenha sentido contrário de gente, como se "indigente" significasse "não ser gente". Ele entendeu -indi como um prefixo de negação, mas não é essa a etimologia da palavra.


b) Ele define que sua vida é muito pobre, que ele não consegue suprir as necessidades básicas dele e do seu filho.


3. Aproximando os termos "gente" e "indigente", o autor da tira traz um novo sentido para a palavra indigente, que, além de significar miserável, contrapõe-se à ideia de ser gente, sugerindo falta de humanidade. Isso ajuda a enfatizar a crítica da tira.

Perguntas interessantes