1. A tese é a opinião resumida do autor sobre o tema e que será defendida ao longo do texto. No artigo “Dengue, um perigo real e imediato”, o autor defende a tese de que *
1 ponto
a) existe uma epidemia de dengue e possível retorno da febre amarela que não estão sendo combatidas pelas autoridades sanitárias.
b) existe o risco de retorno da febre amarela e que o país não é mais capaz de combater a situação, como foi nas décadas de 1930 a 1950.
c) a população não está preocupada com a possível volta da febre amarela, pois mobiliza-se apenas de acordo com o calendário eleitoral.
d) a medicina não avançou tanto quanto poderia nas últimas décadas e, por isso, o país enfrenta uma epidemia de dengue atualmente.
2. O que confere ao autor do artigo autoridade para tratar do assunto? *
1 ponto
a) Ao assinar o artigo, que escreveu em defesa da ciência, o autor apresenta-se como um político preocupado com a saúde e higiene no Estado de São Paulo.
b) Ao assinar o artigo, o autor apresenta-se como alguém preocupado com o calendário eleitoral do estado e leva isso à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
c) Ao assinar o artigo, o autor identifica-se como Fausto Figueira, um cidadão brasileiro que está preocupado com a situação da proliferação da AIDS no Estado de São Paulo.
d) Ao assinar o artigo, defendendo uma tese sobre um problema sanitário, o autor apresenta-se como médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Higiene do Estado de São Paulo.
Soluções para a tarefa
1. No artigo “Dengue, um perigo real e imediato”, o autor defende a tese de que "existe uma epidemia de dengue e possível retorno da febre amarela que não estão sendo combatidas pelas autoridades sanitárias." Por esse motivo, a alternativa A é a resposta correta.
Chamamos de tese a ideia central que é defendida em um texto de cunho dissertativo. Dessa forma, se resumíssemos todo o artigo em apenas uma frase, a alternativa A corresponderia ao resumo, pois é o ponto de vista, isto é, a tese defendida pelo autor, durante a sua argumentação.
2. O que confere ao autor do artigo autoridade para tratar do assunto é esta opção: "Ao assinar o artigo, defendendo uma tese sobre um problema sanitário, o autor apresenta-se como médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Higiene do Estado de São Paulo." Por esse motivo, a alternativa D é a resposta correta.
Ao se apresentar, o autor indica que é alguém que conhece o assunto, portanto, o que ele diz deve ser considerado como um argumento de autoridade. Esse tipo de argumentação é comum em dissertações e "dá peso" ao que é defendido.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/18426439
Bons estudos!
Resposta:
1-A
2-D
Explicação: