1)
A Teoria dos Refúgios Florestais é considerada um importante paradigma referente aos mecanismos e padrões de distribuição de floras e faunas da América Neotropical.
Analise as afirmativas abaixo sobre a Teoria dos Refúgios Florestais e depois responda:
I.Nas regiões tropicais, os períodos interglaciais do Quaternário condicionavam às regressões do nível do mar e climas mais frios e secos, quando ocorria a expansão de florestas e a retração de vegetação não florestais.
II.Grandes manchas de florestas tropicais úmidas persistiram durante os períodos secos do Terciário e do Quaternário, principalmente, em locais de superfícies rebaixadas, como as porções periféricas da Amazônia, o que pode ter contribuído para a ocorrência de diversas espécies endêmicas nesta região.
III.Nos períodos interglaciais, os cerrados substituíam as florestas que entravam em recuo, sendo encontradas, por exemplo, vegetação típica do bioma Cerrado tanto na Floresta Amazônica como na Mata Atlântica.
IV. As flutuações climáticas ocorridas, principalmente, no quaternário causaram a alterações ambientais que possibilitaram ora a expansão, ora a retração de biomas, sendo que neste último caso, restringiam-se a redutos, ou pequenas áreas de refúgio.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)
II e IV.
e)
III e IV.
Ninguém ainda respondeu a esta pergunta. Dê sua própria resposta ou use a barra de busca:
Perguntas interessantes