Administração, perguntado por laramoreiraa04, 4 meses atrás

1)
A teoria das vantagens comparativas foi formulada por David Ricardo (1772 – 1823) que foi um autor da escola clássica e ofereceu importante contribuição para o estudo do comércio internacional. Para David Ricardo, o comércio internacional é justificável mesmo quando um país não tenha vantagens absoluta em comparação a outros, logo que é o princípio da vantagem comparativa que determina o comércio e não as vantagens absolutas. Para um melhor entendimento da teoria das vantagens comparativas, David Ricardo formulou um exemplo no qual existem dois países (Inglaterra e Portugal), dois produtos (tecido e vinho) e apenas um fator produtivo (mão-de-obra). Na tabela a seguir, estão computadas as horas de trabalho necessárias para a produção de uma unidade de vinho e de uma unidade de tecido na Inglaterra e em Portugal. São ainda indicados os preços relativos do tecido e do vinho, de acordo com a teoria do valor-trabalho.



Países

Tecido (Horas)

Vinho (Horas)

Razão entre o preço do

vinho e o preço do tecido

Razão entre o preço do

tecido e o preço do vinho

Inglaterra

100

120

1,20

0,83

Portugal

90

80

0,88

1,12



Sobre as informações apresentadas na Tabela acima, considere as afirmativas a seguir:



I) Para produção de tecido, a Inglaterra possui um custo de oportunidade mais alto, portanto, será mais competitivo e deverá se especializar na produção de tecido.

II) Portugal deverá se especializar na produção tecido, pois possui um custo de oportunidade menor que a Inglaterra

III) Se houver comércio entre as nações, a Inglaterra poderá importar uma unidade de vinho por um valor inferior a 1,2 unidade de tecido, e Portugal poderá comprar mais que 0,89 unidades de tecido vendendo seu vinho

IV) Com o comércio com Portugal, a Inglaterra poderá utilizar apenas 100 horas de trabalho, produzir 1 unidade de tecido e trocá-la por 1 unidade de vinho, poupando, portanto, 20 horas de trabalho.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.

c)
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

d)
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

e)
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

2)
O sistema de ideias keynesiano é uma das escolas mais significativas do pensamento econômico. A escola começou com a publicação de The general theory of employment, interest and money de Keynes, em 1936, e atualmente marca importante presença na economia ortodoxa. Ela surgiu da escola neoclássica, com Keynes seguindo a tradição Marshalliana. Embora Keynes criticasse severamente certos aspectos da economia neoclássica, a qual considerou junto com as doutrinas ricardianas sob o título de “economia clássica”, ele utilizou muitos de seus postulados e métodos. Seu sistema baseava-se em uma abordagem psicológica subjetiva e foi permeado por conceitos marginalistas, incluindo a economia do equilíbrio estático. Keynes desassociou-se dos ataques à teoria neoclássica sobre o valor e a distribuição.



Sobre os postulados da teoria Keynesiana, considere as afirmativas a seguir:

I) Keynes, procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o desenvolvimento econômico e a inovação tecnológica, consubstanciado na filosofia do laissez-faire, propunha a não intervenção do Estado no sistema econômico.
II) Keynes entende que o emprego depende da demanda efetiva, a qual está relacionada ao volume de investimento e ao poder de compra ou consumo efetivamente existente. No entanto, os investimentos só se darão se as expectativas de lucros dos empresários excederem o prêmio pago pelo dinheiro emprestado, isto é, a taxa de juros.

III) A crítica de Keynes se dá na forma em que os homens se tornam alienados tornando-se mera peça de engrenagem na produção capitalista. A divisão do trabalho limitou a capacidade produtiva do homem. A tecnologia inserida no contexto produtivo aumentou a capacidade de produção das fábricas, mas não elevou, na mesma proporção, o valor da remuneração dos empregados.

IV) Para Keynes, o estado deve retomar seu papel através de uma política de intervenção ativa, atuando em sentido inverso ao setor privado. Neste contexto, períodos de recessão da economia, o estado deverá aumentar seus gastos, reduzir os impostos e aumentar a oferta de moeda para baixar as taxas de juros.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.

c)
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

d)
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

e)
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por liviasena628
0

Resposta:

Somente as afirmativas II e III estão corretas

Perguntas interessantes