1. A sociedade medieval era estamental, isso é, organizava-se de maneira que a mobilidade social era praticamente inexistente. Contudo, ao longo do processo histórico de transformações da Idade Média o modelo estamental sofre uma quebra com o surgimento de uma classe social nova. Aponte que grupo social foi esse: * 1 ponto a)A classe média que através do consumismo de bens materiais ascendem socialmente. b)Os burgueses que ascenderam de classe social através do comércio. c)Os dominicanos negavam a apropriação de bens materiais e faziam votos de pobreza. d)Os escravos assalariados que ascendem socialmente por mérito de seu trabalho. 2. A formação do pensamento social europeu medieval está baseada em algumas características culturais importantes. Indique que características são essas: * 1 ponto a) Politeísmo e estoicismo. b)Antropocentrismo, crença na natureza humana e humanismo. c)Teocentrismo, Crença na Santíssima Trindade e a escolástica. d)Neoliberalismo, crença na ciência e a globalização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-b
2-c
Explicação:1- os burgueses que ascenderam de classe social através do comercio.
2- teocentrismo, crença na santíssima trindade e a escolástica.
Resposta:
1-b)Os burgueses que ascenderam de classe social através do comércio.
2-c)Teocentrismo, Crença na Santíssima Trindade e a escolástica.
Explicação:
1-Os burgueses são a classe social que através do comércio conseguem ascender socialmente. Esse é um grupo que vai surgir na Baixa Idade Média, a partir do século XI, e principalmente com o crescimento das cidades e do comércio passa a ter destaque.
2-Algumas das características mais importantes na formação do pensamento social medieval eram o teocentrismo, uma doutrina que considera Deus como o centro de tudo e era aplicada na educação e na política; a crença na Santíssima Trindade, que expunha a força da crença cristã na Idade Média e a aplicação da escolástica como a filosofia pedagógica guiada pelo clero.
espero ter ajudado, bons estudos