1- A SOCIEDADE É UM SER QUE PODEMOS VER? POR QUÊ?
2- COMO SE CONSTITUI AS RELAÇÕES NA SOCIEDADE? EXPLIQUE CADA UMA ELAS
3- QUAL É A DISTINÇÃO ENTRE SOCIEDADE E GRAGARISMO?
4- A SOCIEDADE E O ESTADO EXISTEM PARA A PESSOA OU É A PESSOA QUE EXISTE PARA A SOCIEDADE E O ESTADO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Soluções para a tarefa
1- A sociedade é uma agremiação de pessoas que se juntam com vistas a preservar a sobrevivência da coletividade. Não é possível falar que uma sociedade é completamente homogênea e que todas as sociedades são homogêneas entre si, mas há uma norma geral nelas que as coloca em graus parecidos de funcionamento. Há também uma diferença sociológica entre a comunidade e a sociedade, sendo que esta é mais complexa e comporta-se de maneira diferente daquela.
2- Na sociologia, as relações sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no trabalho.
Na sociologia, as relações sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no trabalho.Elas representam as diferentes formas de interação que ocorrem em diversos espaços sociais, podendo ocorrer de maneira natural ou através de interesses individuais.
3- Sociedade: conjunto de indivíduos que se unem para viver em detrimento do bem comum. Gregarismo: conjunto de indivíduos que se reúnem por exemplo para acasalar, se alimentar, proteger, imigrar. ... Cada indivíduo nasce com uma função e a cumpre, independente do que aconteça, ainda que isso acarrete em sua morte.
4- Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção, especialmente a legal).