1. A sociedade colonial brasileira foi condicionada pelo processo econômico. Suas características se modificaram no século XVIII, quando foi encontrado e explorado o ouro na região das “Gerais”. Observe a legenda abaixo e faça o que se pede: X - Sociedade açucareira Y - Sociedade mineradora Z - Sociedade açucareira e mineradora Leia as frases abaixo e identifique as características da sociedade açucareira dos séculos XVI e XVII e da sociedade mineradora, observando se elas atendem as letras X, Y ou Z da legenda acima:
( ) aristocrática e elitizada
( ) eminentemente urbana
( ) patriarcal e escravocrata
( ) paternalista e agrícola
( ) maior mobilidade social
( ) menor número de escravos e diversificado setor médio
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é:
1 ponto
a) Z, Y, Z, X, Y, Y.
b) Y, Y, X, X, X, Y.
c) X, Y, X, Y, X, Y.
d) X, X, Y, X, Y, Y.
e) Y, X, X, Y, Y, X.
De acordo com um documento de 1781, era a Capitania de Minas Gerais povoada “de mineiros, negociantes e oficiais de diferentes ofícios”. Os mineiros eram os que davam maior lucro à Coroa, em razão dos quintos, mas eram os “mais pensionados, pelas grandes despesas que fazem em escravos, ferro, aço, pólvora e madeiras, tudo indispensável para a laboração de suas feitorias”. Os roceiros e fazendeiros ocupavam-se das suas culturas e da criação de gado, pagando dízimo de sua produção. Os negociantes, por sua vez, eram “utilíssimos”, deles redundando a “S. Majestade a utilidade do contrato das entradas”. Finalmente, “os mais povos das minas se ocupa cada um no exercício que têm, e dão a Sua Majestade a utilidade conforme o uso de seu viver, ainda que haja muitos vadios, e pela sua vadiação, chegam a ser facinorosos e homicidas, o que não aconteceria se houvesse modo de os reprimir e conservar debaixo de uma rigorosa sujeição, porém, como nas minas têm os seus habitantes a liberdade de darem de comer a todos aqueles, que às horas o procuram, dão assim causa a muitas desordens”. Descrição Geographica, topographica, histórica e política da Capitania de Minas Geraes. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 71 (1908). p. 190. (Adaptado) 2. A partir das informações contidas nesse trecho de documento, é CORRETO afirmar que: 1 ponto
a) Os roceiros e fazendeiros, ocupados com suas terras de plantar e de criar, eram isentos do pagamento de impostos, o que lhes possibilitava um lucro maior que o dos mineradores.
b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário.
c) Os segmentos da sociedade mineira dedicados a outros negócios e ofícios, além dos de minerar, plantar e criar, não geravam riquezas para Portugal, porque não pagavam os direitos de entrada na Capitania.
d) Os vadios, que tendiam, em razão do seu ócio, a se tornar malfeitores, eram perseguidos pela população e duramente reprimidos pelas autoridades, que temiam a generalização das desordens nos núcleos urbanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.a) Z, Y, Z, X, Y, Y.
2.b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário.
Explicação:
1- a) Z, Y, Z, X, Y, Y.
2- b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário.
Explicação:
1º Questão
A sociedade colonial brasileira foi formada por diversos ciclos econômicos o ciclo da pau-brasil, cana de açúcar e ouro sendo importante atenta as características da sociedade
Sociedade no ciclo da cana de açúcar ( açucareira) foi formada, sobretudo com sucesso do plantio da cana de açúcar com a seguinte divisão :
- Senhores de engenho: possuí poder na sociedade. forte influência nos poderes governamentais
- Homens livres: assalariado, homens sem engenhos,
- Escravos: a base do trabalho no engenho.
Macete para ajudar a lembrar as principais características LEME ( Latifúndio, escravista, monocultura e escravista).
Sociedade Mineradora: Com expulsão dos Holandeses do Nordeste e a consequente decadência da economia açucareira atividade mineradora foi impulsionada, descoberta do recurso Mineral chamou atenção de diversos aventureiros em busca de enriquecimento rápido
A Estrutura Social na Mineração
- Expansão mineradora levou a expansão do mercado interno e formação de uma classe média colonial ( jornalista, artesão. químicos, clérigos, comerciantes, advogados e cobradores de impostos)
- Os homens livres pobres ou vadios: em sua grande maioria eram mestiços e negros, exploravam pepitas em troca da liberdade
- Os escravizados: não trabalhava apenas em mineração. Transporte, construir estradas, casas, vendia produtos pelas ruas e agricultura.
Veja mais sobre a Cana de açúcar e Ouro em:
https://brainly.com.br/tarefa/19604143
2º Questão
Inicialmente, a exploração de ouro foi algo sem devido controle, sendo assim Portugal decidiu intensificar sua presença e cobrar impostos.
O Investimento em Mineração era reconhecidamente menor em comparação com economia açucareira, embora a mão de obra escrava fosse presente na região estimulava a presença de cobrança, mas no que que tange a mineração houve uma maior mobilidade social e fluxo de riqueza para diferentes camadas sociais, também o número de negros alforriados aumentou devido caso encontrassem pepitas de ouro trocava por liberdade
veja mais sobre o ciclo do ouro em:
https://brainly.com.br/tarefa/1317396