Pedagogia, perguntado por fatimapasa3891, 6 meses atrás

1) a sociedade atual é complexa, tanto quanto inovadora. compreendê-la se faz uma tarefa árdua, que é enfrentada por muitos sociólogos, cientistas sociais, filósofos, e outros profissionais que buscam reflexões necessárias para todos os campos do conhecimento. para o pedagogo, os estudos que permitem traçar um panorama atual da sociedade são fundamentais, uma vez que suas ações devem promover autonomia do indivíduo, que precisa se posicionar diante dos acontecimentos que o cercam. pensando no processo educativo como estudo e prática do pedagogo, entende-se que a:


fatimapasa3891: respondido 04/11/21 Aap3: pedagogia... 1/b.........2/d.......3/e.......4/a

Soluções para a tarefa

Respondido por tailapenha
31

Resposta:

Aap3 Pedagogia em Espaços Não Escolares 2021

A sociedade atual é complexa, tanto quanto inovadora. Compreendê-la se faz uma tarefa árdua, que é enfrentada por muitos sociólogos, cientistas sociais, filósofos, e outros profissionais que buscam reflexões necessárias para todos os campos do conhecimento. Para o Pedagogo, os estudos que permitem traçar um panorama atual da sociedade são fundamentais, uma vez que suas ações devem promover autonomia do indivíduo, que precisa se posicionar diante dos acontecimentos que o cercam.

Pensando no processo educativo como estudo e prática do Pedagogo, entende-se que a

Alternativas:

b) educação não deveria ser uma mera transmissão de conhecimentos, mas a produção de uma consciência verdadeira. Alternativa assinalada

2)Há diversos autores e teorias que tornam possível o estudo da sociedade atual e dos processos educativos. As opções teóricas que fizemos aqui tem como predicado a criticidade e ao mesmo tempo a promoção da autonomia. Para alguns autores, a educação deve ser simultaneamente, autonomia, racionalidade e possibilidade de ir além da mera adaptação, e estudos que permitam traçar um panorama atual da sociedade são fundamentais para que o pedagogo possa promover ações que incentivem a autonomia do indivíduo.

 

A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A educação deve ser emancipadora, e evitar a barbárie, trazendo esclarecimento e libertação humana.

II. A educação autoritária é um referencial para emancipação humana, que traz sentido e concreticidade às ações libertadoras.

III. Adorno critica a indústria cultural, pois esta prejudica a capacidade humana de agir com autonomia.

IV. A responsabilidade do Pedagogo é garantir apenas a educação, e é responsabilidade do indivíduo reproduzi-la, dentro dos limites do que lhe foi ensinado.

É correto o que se afirma em

Alternativas:

d) Ie III, apenas.Alternativa assinalada

3)

Na reposição imediata dos produtos semiculturais, têm-se a impressão de que o passado não possui nenhuma ligação com o presente e com o futuro. Temos então uma constante necessidade de nos adaptar a padrões, produzindo uma busca pelo consumível que nunca se vê saciada, garantindo a existência da própria indústria. Seu resultado é a formação de pessoas adaptadas e alienadas de si.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

 

Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(   ) Os indivíduos produzem neles mesmos um vazio de forma, e não conseguem construir sua própria imagem, pois não encontram apoio em si mesmos.

(   ) O indivíduo tem total liberdade, sem imposição de padrões a serem seguidos e reproduzidas com a prerrogativa de adaptação à modelos exteriores.

(   ) Os educadores devem servir de agentes que atuam e opõem-se ao esquecimento das causas passadas, o passado não pode ser elaborado, mesmo quando as causas que produziram esse passado forem eliminadas.

(   ) As redes sociais, comumente oferecem fatos de maneira superficial e fragmentada, facilitando ainda mais o raciocínio crítico, transformando-o em curiosidade ou em um “compartilhar” eterno e cego.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

e)V - F - F - F.Alternativa assinalada

4)Nos últimos anos, houve avanços ao reconhecer que o indivíduo privado de liberdade tem direito à educação, como valor intrínseco para sua formação, e em caráter de ressocialização e reintegração à sociedade. O poder público por meio do Ministério da Justiça e da Educação, têm elaborado políticas e ações com a meta de cumprir com as premissas regidas pelos direitos humanos, que visam à reinserção social dos apenados, por meio de atividades educacionais, profissionalizantes e culturais.

Com base no contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A pedagogia social implica em um conhecimento do indivíduo para melhor poder atuar sobre ele, quer numa situação normalizada, quer numa situação de conflito ou de necessidade, momento em que o pedagogo deve agir, guiado pelos seus conhecimentos, seja em ambiente escolar ou fora dele, como por exemplo, as unidades prisionais.

PORQUE

 

II. Para entabular um diálogo e promover a inclusão social dos indivíduos, visando o pleno desenvolvimento da personalidade humana e mantendo sua dignidade e liberdade fundamentais, há a intenção de união entre ministérios, estados, municípios e sociedade civil, para que sejam asseguradas ações educacionais, cursos profissionalizantes, atividades culturais e ações que promovam a cidadania.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa assinalada

Explicação:

Respondido por AnaSantos8705
2

Resposta:

educação não deveria ser uma mera transmissão de conhecimentos, mas a produção de uma consciência verdadeira.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes