1) A seguir você lerá dois documentos que mostram visões diferentes sobre as conquistas romanas. O primeiro, um elogio a Roma, é de autoria do poeta Claudiano, que viveu por volta de século IV. O segundo é um discurso atribuído a um habitante da Bretanha, região dominada pelos romanos, citado pelo historiador Tácito (55-120 d.C.). (peso 0,5)
Esta é Roma Esta é Roma, a cidade que nasceu simples e humilde e, partindo de uma pequena localidade, estende hoje o seu poder a todos os lugares que o Sol ilumina [...]. Lutando em cem batalhas, conquistou a Espanha, pôs cerco às cidades da Sicília, submeteu a Gália por terra e Cartago por mar, nunca cedeu perante as perdas sofridas ou mostrou qualquer receio diante de qualquer ataque. [...] Nem mesmo o oceano barrou o seu caminho: lançando-se sobre o mar profundo, foi ao encontro dos Bretões e venceu-os. Foi a única, de entre todos os Estados, que recebeu no seu seio os povos conquistados, como uma mãe e não como uma dominadora [...]. (CLAUDIANUS, Claudius. Oeuvres completes. Paris: Garnier Frères, 1933. P. 129.) Massacrar, pilhar Os romanos são bandidos que cobiçam o mundo inteiro. Depois de conquistarem as terras, vão pilhar os próprios mares. Sedentos de bens, se o inimigo é rico, e sedentos de poder, se ele é pobre, nem o Oriente nem o Ocidente os saciou. São os únicos de entre os mortais, a cobiçar com o mesmo furor as riquezas e a miséria. Roubar, massacrar, pilhar, eis o que os romanos chamam, na sua falsa linguagem, civilizar. A sua paz é o silêncio dos desertos. [...] Os nossos bens e rendimentos são consumidos pelos impostos. [...] Os nossos braços são usados a derrubar florestas, sob o jugo do chicote. (discurso de um bretão). (TÁCITO. Vida de João Agrícola. In:____. Obras completas. Madri: M. Aguiar Editor, 1946. P. 37)
Qual a diferença da visão sobre as conquistas romanas expressas nos dois textos? Por que essa diferença existe?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
No primeiro texto podemos ver que o autor fala sobre as conquistas romanas com orgulho e felicidade, já no segundo texto o autor fala de roma e suas conquistas com um tom de raiva, como da para perceber neste trecho "Massacrar, pilhar Os romanos são bandidos que cobiçam o mundo inteiro. Depois de conquistarem as terras, vão pilhar os próprios mares".
Explicação:
Essa diferença, devido o modo como cada um pensa como no primeiro texto o autor pensa nas conquistas de roma com felicidade e orgulho, já o autor no segundo texto pensa sobre as conquistas de roma de uma forma negativa, com raiva, resumindo tudo isso é uma questão de pensamento.
Espero ter ajudado :)
araujoalvesdaniel:
obrigado !!!
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás