História, perguntado por juliana72697, 1 ano atrás

1) A Revolução Socialista na Rússia em 1917 foi um dos acontecimentos mais significativos do mundo, uma vez que derrubou o regime czarista. Sobre o contexto social do país antes da revolução é correto afirmar:

a) No decorrer do século XX a elite rural russa se tornou a maior oposição ao sistema czarista.
b) Grande parte da população era formada por camponeses e operários, que viviam em condições precárias e eram submetidos a servidão e exploração.
c) A condição de vida dos soldados, camponeses e operários melhorou com a chegada da indústria na Rússia, pois receberam ajuda econômica da burguesia, que estava subindo ao poder.
d) A burguesia e o setor financeiro cresceram muito no país, que iniciou a sua industrialização no século XIX. A Rússia se tornou uma grande potência industrial sob o governo do czar Nicolau II.
e) A Igreja Católica exercia uma enorme influência sobre a vida das pessoas, sendo um dos pilares de sustentação do governo czarista.

2) Esse partido operário liderado por Lenin, defendia a revolução armada, a retirada da burguesia e do czar do poder e desejavam a implantação de um governo socialista baseado no ideal dos trabalhadores:

a) Bolcheviques
b) Social Democratas
c) Aliança Republicana
d) Sovietes
e) Mencheviques


3) Foi uma política adotada por Lenin quando subiu ao poder na União Soviética, baseada no controle dos meios de produção pelo Estado, causando o descontentamento dos agricultores, gerando fome.

a) Pogrons
b) Grande Expurgo
c) Holocausto
d) Gulags
e) Comunismo de Guerra

4) Após a morte de Lenin em 1924, houve a disputa pelo poder na União Soviética entre Trotsky e Stalin. Uma das causas foi a discussão sobre:

a) Conceder a independência aos povos não eslavos que viviam no país.
b) A expansão ou não da revolução socialista pelo mundo.
c) Formação de um governo centrado da monarquia parlamentarista.
d) Retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
e) Combater a corrupção, pobreza e a desigualdade social

Soluções para a tarefa

Respondido por rielisonssantos
10

Resposta:(Uefs 2018) Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma “barragem contínua”, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado “cordão sanitário”.

(Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011. Adaptado.)

O historiador alude, implicitamente,

a) à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.

b) à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.

c) à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.

d) à defesa pelo Ocidente das liberdades democráticas nos estados socialistas.

e) à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.

02) (Famerp 2018) Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. […] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.”

(Eric J. Hobsbawm. O novo século, 2000.)

A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que

a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.

b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários.

c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus.

d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses.

e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.

03) (Pucrj 2018) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tzarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:

I. A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.

II. A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.

III. A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.

IV. No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I e IV.

e) III e IV.

04) (Ufpr 2018) Considere o seguinte texto:

[…] as reuniões de Trotsky no Circo Moderno representam apenas uma das múltiplas faces da massa. Há uma foto perturbadora do 1º de Maio em Moscou, na futura Praça Vermelha, em frente ao Kremlin. Numa espécie de cruzamento cronológico, a multidão revolucionária – uma mistura de tropas, soldados a cavalo, passeatas operárias – adquire um perfil familiar, o da coreografia tradicional do socialismo real. Somente a ausência de tanques, de uma tribuna de apparatchiks [o alto escalão do PC] e de grandes retratos de Lenin e Stalin pendurados nas fachadas dos edifícios nos lembra que tudo isso ainda está por vir. O czarismo celebrou sua glória nesse mesmo lugar. A revolução apropria-se dele, muda seu significado, mas a geometria das passeatas que o permeiam revela de súbito a imagem do futuro e, ao mesmo tempo, a força de um atavismo histórico que inegavelmente insere o ano de 1917, contra a sua vontade, num longo período […].

(LÖWY, Michel. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 158.)

Com relação à Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos políticos na construção da URSS e em outras nações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.

( ) O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do


Kansj: Como que é que eu vou saber a qual que esta certa
Respondido por annacarolinegd
5

Resposta:

01) O “bolchevismo” citado no texto faz referência aos Bolcheviques, grupo político radical socialista russo que comandou a Revolução Russa, levando Lênin ao poder.

Resp.: E

02) A Rússia que assistiu a ocorrência da Revolução Russa era, economicamente, atrasada em relação aos outros países europeus. Como base de exemplo, podemos citar que, apenas na década de 1900, a Monarquia russa deu início ao processo da Primeira Revolução Industrial, quando, na Inglaterra, tal processo começou no século XVII.

Resp.: E

03) II. Incorreta, porque a Rússia demorou a adentrar na organização industrial. Apenas no século XIX a Monarquia Russa começou a dar seus primeiros passos na industrialização, três séculos depois da Revolução Industrial Inglesa.

IV. Incorreta, porque o único partido operário a se formar na Rússia no século XIX foi o POSDR (que mais tarde fragmentou-se em Bolcheviques e Mencheviques). Ideologicamente contra o governo, o POSDR foi perseguido pela Monarquia.

Resp.: C

04) I. Incorreta, porque a difusão dos acontecimentos da Revolução Russa foi restringida no Brasil. Os ideais russos influenciavam os trabalhadores brasileiros na busca por melhorias trabalhistas e, por isso, o governo brasileiro era contrário à difusão socialista no país;

IV. Incorreta, porque Stálin assume o poder na URSS após mandar assassinar Trotsky. Além disso, Stálin estabeleceu uma ditadura na URSS. Logo, seu governo não tinha abertura nem liberdade política.

Resp.: B

05) Em 1920, a Revolução Russa passava pelo período da Guerra Civil, travada entre o Exército Vermelho (majoritariamente formado pelos Bolcheviques) e os Russos Brancos (Mencheviques e Monarquistas). O cartaz convoca o operariado russo a apoiar o lado Vermelho da disputa.

Resp.: B

06) Somente a alternativa [B] está correta. A Revolução Comunista na Rússia ocorreu em outubro de 1917, porém desde o início do século XX, o império russo liderado por Nicolau II estava em declínio. Em 1905, ocorreu o famoso “Domingo Sangrento” que culminou no “Ensaio Geral”. Em 22 de agosto de 1905 o padre Gregori Gapone liderou a população em uma manifestação pacífica marchando até o palácio de inverno do czar Nicolau II para entregar uma pauta de reivindicações dos russos. O imperador, por sua vez, ameaçou reprimir o movimento caso não recuasse, como não aconteceu, a guarda czariana disparou contra a população e deixou centenas de mortos. Esse fato, conhecido como Domingo Sangrento, acabou com a boa reputação que súditos tinham do czar, oferecendo o passo inicial para o movimento revolucionário.

Resp.: B

Explicação:

Perguntas interessantes