1. A Revolução Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter:
* A) republicano
B) monárquico
C) imperial
D) ditatorial
2. A Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820 em Portugal estabelecia: *
A) Plenos poderes ao rei D. João VI e sua família para que voltassem logo para Portugal.
B) Que a escravidão em Portugal e em suas colônias estavam abolidas.
C) A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa.
D) A extinção do poder real em solo português e o início de um governo republicano.
Me ajudemmm
Soluções para a tarefa
Resposta:1)A)republicano
2)C)A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa.
Explicação:fiz no classrrom e está certo.
1) O caráter do governo estabelecido pela Revolução Pernambucana foi A) republicano.
Pode-se classificar a Revolução Pernambucana como um movimento de caráter separatista que ocorreu no período em que o Brasil era um colônia portuguesa, especificamente no ano de 1817.
Devido a um processo de desvalorização dos produtos que eram a base da economia do Nordeste, que eram o açúcar e o algodão, por um período que beirava um século, estabeleceu-se essa crise socioeconômica.
O povo pernambucano também estava revoltado com o fato da vinda da família real para o Brasil ter aumentado o custo de vida, uma vez que a cobrança de impostos aumentou.
A Revolução iniciou de fato no dia 6 de março de 1817, quando Manoel Joaquim Barbosa foi assassinado, o então governador da capitania Caetano Pinto de Miranda Montenegro fugiu para o Rio de Janeiro e os líderes da revolução assumiram o poder.
2) A Revolução Liberal do Porto estabelecia C) A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa.
Na cidade do Porto, em Portugal, no ano de 1820, ocorreu a Revolução Liberal do Porto, as reinvindicações desse movimento eram a volta da família real para Portugal e a criação de uma constituição.
Dentro do contexto histórico dessa século, no ano de 1808 a família real portuguesa, fugindo da invasão napoleônica, deslocou-se para o Brasil, que era colônia e passou a ser império.
Justamente na cidade do Porto um grupo formado pelo exército, nobreza e o clero estavam revoltados e formaram a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino.
Como consequência a essa revolução a família real teve que voltar ao país de Portugal, além de promulgar a primeira constituição portuguesa e estabelecer o fim do Estado absolutista dentro de Portugal.
Para mais informações sobre a Revolução Pernambucana, acesse: brainly.com.br/tarefa/17317925
Para mais informações sobre a Revolução Liberal do Porto, acesse: brainly.com.br/tarefa/22960731
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!