1. A respeito dos povos mesopotâmicos, faça a relação entre os dois quadros:
*o quadro tá na foto*
2. (Gualimp – adaptado) As primeiras cidades mesopotâmicas são chamadas pelos historiadores de cidades-Estado. Essa
denominação decorre das seguintes características:
a) Por estarem unificadas politicamente a um Estado central, que coordenava cada uma das cidades.
b) Por manterem uma unidade independente, governada por um Estado central, mas que respondia a uma autoridade
imperial.
c) Por terem autonomia econômica e religiosa, mas manterem-se subordinadas a uma confederação, à qual deveriam
pagar tributos.
d) Por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar
própria
e) Nenhuma das alternativas acima.
3. (Enem) Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi”
(pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando
amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O
nome de Hamurábi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o
Código de Hamurábi. O legislador babilônio consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o
direito e a lei a todos os súditos.
Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de:
a) assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
b) tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
c) conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
d) promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
e) conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
4. Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico), modo de produção significou a forma
como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais,
intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história
geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)
O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre
essa relação de trabalho no Egito Antigo.
a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão
coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior
proprietário de riquezas.
b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do
sistema de produção.
c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição
igualitária da produção para a população egípcia.
d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores
recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam
uma posição privilegiada no Egito Antigo.
e) Nenhuma das alternativas acima.
5.Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós
possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi
a Teocracia na civilização egípcia.
a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não
demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e
política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do
grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
d) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele
era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.
e) Nenhuma das alternativas acima.
6. (UFRN/2002) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era
impregnada de elementos mágicos e religiosos.
A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que:
a) as práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a
morte.
c) os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto
religioso.
d) os médicos queriam prolongar a existência terrena,
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: A) coluna 3 B) coluna 1 C) coluna 5 D) coluna 4 E) coluna 2
Explicação:
posso ter errado alguma
duanygabrielly74:
e o resto?
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