1,A Resolução CFP nº 12/2011 foi suspensa pelo setor jurídico-legal, e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifestou-se sobre essa suspensão. Sobre a resolução e a manifestação do CFP, assinale a alternativa correta: a) Considera a necessidade de se negar qualquer tipo de interferência sobre a atuação profissional do psicólogo, desamparado pela ética. b) Considera que o sistema jurídico-legal não extrapola, garantindo seu poder e suas funções, interferindo diretamente nas questões técnicas, éticas e políticas na área da Psicologia. c) Considera como necessária a afirmação de que a Psicologia enquanto ciência e profissão, orientada pelos seus referenciais teóricos, metodológicos e técnicos, não deve ter interferência de outras esferas. d) Entende que a Resolução nº 12/2011 incentiva o psicólogo que atua nos estabelecimentos prisionais a elaborar prognóstico criminológico de reincidência. e) Considera a defesa de uma suposta prática das ciências psicológicas, a saber, o “exame criminológico”, que não pode ser considerada uma prática privativa da Psicologia.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a c) Considera como necessária a afirmação de que a Psicologia enquanto ciência e profissão, orientada pelos seus referenciais teóricos, metodológicos e técnicos, não deve ter interferência de outras esferas.
O Conselho Federal de Psicologia do Brasil é uma entidade profissional com sede no Distrito Federal e sedes regionais (Conselhos Regionais) nas capitais de dezessete estados brasileiros. Os conselhos contam com assessorias jurídicas e técnicas em psicologia. Possui regulamentação pelo Decreto 79.822 de 17 de junho de 1977.
A afirmação afronta nossa resolução e viola o direito do ser humano. De acordo com a Resolução 01/99, não cabe a profissionais da Psicologia no Brasil o oferecimento de qualquer tipo de terapia de reversão sexual, uma vez que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Espero ter ajudado.