História, perguntado por vitoramorintr, 6 meses atrás

1. A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o “voto de cabresto” e o “clientelismo”, típicos de um fenômeno maior conhecido como:
a) anarquismo.
b) coronelismo.
c) fascismo.
d) peronismo.
e) absolutismo.

2. O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da: a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.

3. O fenômeno político do coronelismo no Brasil esteve associado a um modo de política que caracterizou a República, a partir de 1894, como:
a) República dos oligarcas
b) República dos generais
c) República da espada
d) República parlamentar
e) República imperial

4. Sobre a República Oligárquica, responda:
a) Foi um período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da revolução de 1930.
b) Foi dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Velha.
c) Foi um período marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta Armada.
d) Foi marcada pelo controle público exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “Política do café com leite”.

5. O que era a “Política do café com leite” na República Velha?
a) Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.
b) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
c) Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
d) Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Toshiyuki0
3

1- A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o “voto de cabresto” e o “clientelismo”, típicos de um fenômeno maior conhecido como: (A) anarquismo.

2- A alternativa correta é a letra (C) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.

O coronelismo nasceu de um anseio por descentralização do poder que remontava à época do Segundo Reinado – na qual o poder estava completamente centralizado, sem autonomia para as regiões, ou províncias. Mas também nasceu como proposta localista à forma de organização política republicana, que dependia das políticas que os líderes locais (chamados “coronéis”) passaram a fazer a partir do governo de Prudente de Moraes (1894).

3- A alternativa correta é a letra (A) Republica dos oligarcas.

A fase da República em que a atuação do coronelismo foi mais ativa também é denominada pelos historiadores como “República dos oligarcas”, em razão da política que se fazia em torno do poder econômico de oligarquias, como é o caso da paulista.

4- A alternativa correta é a letra (D) Foi marcada pelo controle público exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “Política do café com leite”.

Sendo esta uma forma política de garantir que o Estado Brasileiro tomaria medidas que beneficiariam as elites latifundiárias em detrimento dos investimentos necessários para a industrialização do país.

O principal sinal deste controle foi o Convênio de Taubaté, estabelecido entre os latifundiários brasileiros e que estipulava que o Estado compraria os excedentes produtivos dos cafezais. Isto beneficiava, praticamente, apenas os latifundiários, e significava um comprometimento das capacidades do Estado Brasileiro de realizar os investimentos necessários para o desenvolvimento do país.

5- A alternativa correta é a letra (B) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!


balbosa: a 1 eu sei que tá errado, é coronelismo, minha professora corrigiu
Perguntas interessantes