1) A República brasileira herdou quais contradições? As pessoas mais pobres foram comtempladas?
2) Quais as fases da República da espada?
3) Como as Oligarquias Mineira e a Oligarquia Paulista (política do café com leite) governavam a política?
4) Explique o que é o voto de cabresto.
5) Quem eram os coronéis?
pfv ajuda ae para fechar o bimestre
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Vou ficar devendo.
2 - Os dois presidentes da República da Espada foram o marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891), em duas fases distintas (provisório e constitucional), e o marechal Floriano Peixoto (1891-1894), que assumiu após a renúncia de Deodoro.
3 - Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados.
4 - voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
5 - coronéis eram líderes municipais que tinham total autoridade sobre outros governantes, até mesmo o presidente. A força de um coronel era medida de acordo com o tamanho de seu "curral eleitoral", ou seja, quanto mais pessoas ele influenciasse mais votos teria para se eleger ou eleger outros que quisesse.