1- A representação sempre foi uma forma do ser humano demonstrar seus sentimentos. De que maneira a fotografia e o cinema ajudam a representar o cotidiano do ser humano? *
2- Quais funções o cinema cumpre em nossa sociedade? *
3- Explique por que, do ponto de vista econômico, o cinema não pode ser democrático. *
4- O privilégio dado à matéria, ao concreto, ou à natureza, vistos enquanto fonte de lucros e acúmulo de riquezas, e a redução do homem a apenas um operário-consumidor não distanciaram o homem da arte e do próprio pensamento? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1: A fotografia representa um momento de vida, de morte, uma paisagem que tinham um significado naquele instante, e fora desse instante não é provável que somente por meio de uma foto se consiga transmitir informação. Tal comunicação se torna possível com uma sequência de fotos, que é o princípio do cinema.
O cinema é importante porque conta histórias. Os Estados Unidos sabem a força do cinema, e espalharam seu estilo de vida pelo mundo todo através dele. Mas muito além do poder de modificar o mundo, o cinema tem o poder de modificar a nós mesmos.
2: Walter Salles Júnior afirmou que o papel principal do cinema “é gerar uma memória de nós mesmos”, refletir o retrato de uma sociedade num dado momento. O cinema constitui-se em um dos modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea.
3: Esse problema se deve a diversos fatores, desde causas “naturais”, como o avanço da tecnologia, até omissões por parte do próprio Estado que, a cada dia, permite que o cinema se torne um artigo de luxo e não de entretenimento e cultura.
4: Não, o ser humano vem com algo que qualquer outro ser vivo tem, emoções, não se pode fugir delas, mesmo que aquele homem rico tenha tudo o que sempre quis, ele não vai ser feliz e sorrir o tempo todo, ele pode até ficar chateado ou bravo.
Espero ter ajudado!❤