1) A repetida exploração e experimentação do movimento amplia o conhecimento de si próprio, do mundo e das ações gráficas. Muito antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança já o reconhece e identifica nele qualidades e funções. Mais tarde, quando controla o gesto e passa a coordená-lo com o olhar, começa a registrar formas gráficas e plásticas mais elaboradas. A representação da criança é tão importante quanto a fala e o movimento. Vários autores traduzem essas fases em teorias que abordam a influência do meio social e histórico nas produções. A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I,II,III
Explicação:
As afirmativas são:
I. Para Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o processo da escrita infantil se define em seis níveis e é no primeiro deles que podemos encontrar a garatuja, inicialmente aparece sem figuração e mais tarde com figuração.
II. No fazer artístico da criança, o desenvolvimento do desenho se apresenta com grande destaque, por ser a base para a construção das demais linguagens visuais, como a pintura, modelagem, colagens e construção tridimensional.
III. Na garatuja, o desenho é uma ação, sua intenção não visa determinar forma, ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu e de perceber que o gesto produz marcas próprias e, uma vez terminado o desenho, perde o interesse e parte para uma nova experiência.
IV. O desenho, na educação infantil, deve ser tratado no cotidiano escolar, muitas vezes produzido a partir de modelos prontos e descontextualizados da arte, como um complemento para outras atividades, tais como um passatempo, um reforço para aprendizagem de outros conteúdos ou como exercícios de coordenação motora e não como uma atividade com uma finalidade em si mesma.
As afirmativas corretas são: I, II e III, apenas.
O desenho, na educação infantil, é sim algo importante e deve estar presente no cotidiano, porém, o seu foco principal deve ser em modelos originais criados pelos alunos, isso estimula a intuição e a criatividade da criança.
Os passatempos também são importantes, o ideal é usar brincadeiras e jogos como passatempo, ou outras atividades que estimulem as aptidões das crianças.
A escrita infantil também é importante, assim como a leitura, elas estimulam a criança, sendo importante acompanhar o grau de escrita da criança.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16239093