1.A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão,
Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá.
Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia proporcional.
2.O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
Egípcia
Grega
Romana
Germânica
Babilônica
3.A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus.
Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.
4.O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
O princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
O culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
O monoteísmo — influência do cristianismo e do judaísmo —, observado por Maomé entre os povos que seguiam estas religiões.
A concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado por povos inferiores.
O politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
5.O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
xiitas e politeístas
sunitas e xiitas
sunitas e cristãos
cristãos e muezins
politeístas e monoteístas
Soluções para a tarefa
Resposta:
1(c)
2(c)
3(D)
4(A)Comentário:
Observando a biografia de Maomé, podemos ver que suas peregrinações junto às caravanas permitiram que ele tomasse conhecimento sobre os valores religiosos cristãos e judeus. Sob esse aspecto, vemos que a ação centralizadora imposta pela adoção do monoteísmo revela a influência que essas outras religiões tiveram no estabelecimento do islamismo.
5(D)Comentário:
Xiitas e sunitas formam as mais importantes dissidências do mundo islâmico. Os xiitas são muçulmanos que realizam uma interpretação literal do Alcorão e não aceitam qualquer outra literatura na regulação de seu credo. Por outro lado, os sunitas admitem a Suna, livro que conta a biografia de Maomé, como um texto auxiliar na interpretação dos ensinamentos do Alcorão. Além disso, os xiitas acreditam que o poder político deveria ser controlado pelos descendentes diretos de Maomé, enquanto os sunitas acreditam que a escolha dos lideres políticos deve ser feita livremente.
1. A é falsa, pois o modelo governamental inspirado pelo islamismo foi a Teocracia, centralizada no Califa, líder militar, político e espiritual absoluto.
(B) é falsa, pois o Islã combatia as crenças pagãs, entre elas o politeísmo.
(C) é verdadeira, o livro foi, dentro da teologia islâmica, ditado para Moisés por um anjo, de modo que representa fielmente as próprias palavras de Deus.
(D) é falsa, pois Maomé é um profeta, não um deus.
(E) é falsa, pois o seu centro espiritual é a cidade de Meca.
2. A civilização anterior que ajudou o mundo medieval a alcançar um desenvolvimento notável foi a civilização Grega
3. Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
4. O monoteísmo — influência do cristianismo e do judaísmo —, observado por Maomé entre os povos que seguiam estas religiões.
5. Podemos compreender que o Islamismo é uma religião e também uma ideologia que foi espalhada a partir da Alta Idade Média, em que o poder político acaba por se misturar com o poder religioso.
Além disso, o Islamismo era dotado de certa heterogeneidade, sendo que havia basicamente dos grupos, também chamados de seitas, que eram rivais ferrenhos, sendo eles os sunitas e xiitas.
Letra B é a correta.