1)
A região Centro-Oeste do Brasil foi colonizada pelos lusitanos após a descoberta de reservas auríferas neste território. Os povoados de Natividade e de Arraias, no atual Estado do Tocantins, surgiram sob este impulso.
Indique a afirmação correta acerca da economia da mineração nessa região.
Alternativas:
a)
O Estado português enxergou no ouro brasileiro uma fonte direta de riquezas que lhe permitiria sair da crise em que se encontrava. Por isso, estabeleceu contratos monopolistas com aqueles que se dispusessem a vir para o Brasil colonizar e explorar as minas auríferas.
b)
O reino de Portugal optou por dividir a região mineradora em capitanias e sesmarias, doando-as aos colonos ricos que quisessem explorá-las. Para facilitar o combate aos índios selvagens que ali habitavam, entregou as vilas à administração militar.
c)
Os descobrimentos de grandes reservas de ouro despertaram a cobiça de outros reinos europeus, atraindo franceses e holandeses, os quais contribuíram com o desenvolvimento cultural da região.
d)
O Governo português estimulou a vinda rápida de colonos para que ocupassem maciçamente o território, explorassem o ouro e gerassem lucros para a metrópole com a exportação deste nobre minério.
e)
O governo metropolitano buscou mais exercer o controle do que estimular o estabelecimento de colonos na região mineradora, intervindo nos povoados que surgiam espontaneamente com a descoberta de novas fontes auríferas.
2)
No final do século XVII, houve um grande deslocamento do litoral para o que atualmente correspondem a áreas dos estados de MG, GO e MT – e ampliou para o interior a faixa de terras da América do Sul ocupada pela Coroa lusitana.
No século XVII e XVIII, contribuiu para a penetração no interior brasileiro
Alternativas:
a)
o desenvolvimento das culturas de cana de açúcar e do algodão.
b)
a busca de riquezas minerais.
c)
o cultivo do café.
d)
a expanção da soja pelo Centro- Oeste.
e)
a tranferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.
3)
A exploração econômica foi um fator de grande importância para os colonizadores, as novas atividades econômicas, implicavam na busca de mais terras e, por consequência, promoviam a expansão da ocupação.
Assinale a alternativa correta em relação aos grupos que ampliaram o território brasileiro com suas explorações.
Alternativas:
a)
Os Jesuitas que tiveram um papel fundamental no processo de interiorização do povoamento do século XVI ao XVIII. A partir da catequização de indígenas, as missões jesuíticas contríbuiram para a fundação de vilas e para a ocupação de novas terras. E os bandeirantes que adentravam o território em busca de minerais preciosos.
b)
Os bandeirantes, em grupos que partiam de São Paulo nos séculos XVII e XVIII, não foram tão decisivos para a expansão portuguesa na América
c)
Os bandeirantes que partiam em grupos de São Paulo nos séculos XV e XVI, foram decisivos para a expanção portuguesa na América. Eles buscavam no território áreas para agricultura e desenvolvimento da pecuária.
d)
Os Jesuitas que tiveram um papel fundamental no processo de interiorização do povoamento do século XVI ao XVIII. E não interferiram na cultura dos povos nativos.
e)
Os bandeirantes que partiam em grupos do Rio de Janeiro nos séculos XV e XVI, foram decisivos para a expanção portuguesa na América. Eles adentravam o território sempre atentos para respeitar a divisão do Tratado de Tordesilhas.
4)
"A lavoura cafeeira se territorializou em dois movimentos. O primeiro no Vale do Paraíba, abrangendo as fronteiras entre São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. O segundo abrangeu o Oeste paulista, a partir de Campinas, na direção de Ribeirão Preto. As técnicas pouco sofisticadas diante de um relevo montanhoso seria um dos motivadores do declínio do primeiro movimento."
Neste sentido, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O intenso processo erosivo, associado às chuvas abundantes da região comprometeu um cultivo feito de modo linear, sem curvas de nível.
PORQUE
II - No segundo movimento, o relevo mais suave aliou-se à fertilidade do solo, sendo duradouro até o século XX
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições
Soluções para a tarefa
Resposta: já tentei essas sequência e deram errado. 1a, 2b, 3a, 4a, 5b./1b, 2b, 3a, 4a, 5b.
Explicação:
1) A metrópole portuguesa exerceu forte controle da exploração de minérios. Assim, a alternativa correta é a E.
2) A busca de riqueza minerais foi o principal fator de interiorização no território brasileiro nos séculos XVII e XVIII, letra B
3) Já entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas foram muito importantes para a expansão do território brasileiro, letra A.
4) A primeira área com grande cultivo de café foi o Vale do Paraíba. Mas pela degradação do solo resultante desse cultivo, houve uma mudança para o oeste paulista. Letra B.
---------
QUESTÃO 1:
Alternativa A - INCORRETA: Os contratos foram estabelecidos no início da colonização, no momento da concessão das sesmarias. Outro período foi já em meados do século XIX, quando inicia-se as restrições em relação ao trabalho escravo, sendo a economia predominantemente cafeeira.
Alternativa B - INCORRETA: No período aurífero não houve concessão de sesmarias. Essa foi uma estratégia no início da colonização, no período da exploração do pau-brasil.
Alternativa C - INCORRETA: Os franceses invadiram o Brasil no Rio de Janeiro. Já os holandeses foram em Pernambuco e Salvador, de modo que isso não ocorreu no Centro-Oeste.
Alternativa D - INCORRETA: A Coroa portuguesa queria controlar de perto a exploração do ouro, de modo que não houve estímulo maciço de colonos para essa atividade.
Alternativa E - CORRETA: A Coroa buscou várias formas de marcar presença na exploração do ouro, como com o estabelecimento das Casas de Fundição, para exercer total controle sobre essa atividade.
-------
QUESTÃO 2:
Alternativa A - INCORRETA: Já em meados do século XVII o ciclo da cana de açúcar se findara, com a produção holandesa nas Antilhas.
Alternativa B - CORRETA: A busca por riquezas mineiras, sobretudo representado pela ação dos bandeirantes, foi um dos principais responsáveis pela internalização do território brasileiro.
Alternativa C - INCORRETA: O cultivo do café iniciou-se no século XVIII e teve seu auge no século XIX. Além disso, as principais regiões foram São Paulo e Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba, e Minas Gerais, sendo que a questão pergunta a respeito de MG, GO e MT.
Alternativa D - INCORRETA: A exploração de soja pelo Centro-Oeste é algo já do século XX, posterior ao recorte apresentado na questão.
Alternativa E - INCORRETA: A transferência da capital para o RJ ocorreu em 1763, ou seja, no final do século XVIII, e a questão aborda o fim do século XVII.
-------
QUESTÃO 3:
Alternativa A - CORRETA: Essa alternativa descreve perfeitamente a atuação dos jesuítas no território brasileiro, o qual perdurou por muitos anos. A fundação das Missões, locais em que os jesuítas habitavam com os índios, foi fundamental para esse processo.
Alternativa B - INCORRETA: Os bandeirantes foram muito decisivos para a expansão do território brasileiro, sobretudo os bandeirantes de exploração que percorriam o território em busca de ouro e diamante.
Alternativa C - INCORRETA: Havia três tipos de bandeirantes. O apresador, que capturava índios para o comércio escravo; o prospector, que buscava por ouro e demais metais preciosos e o de sertanismo, que iam atrás de índios e negros que tinham fugido. Ou seja, eles não atuaram na agricultura e na agropecuária.
Alternativa D - INCORRETA: Como mencionado na alternativa A, os jesuítas tiveram ação direta na cultura dos povos nativos, sobretudo por meio das Missões, convertendo-os ao cristianismo e obrigando-os a trabalharem.
Alternativa E - INCORRETA: Como mencionado na alternativa C, os bandeirantes não se importavam com os limites do Tratado de Tordesilhas, de modo que foram um dos responsáveis pela expansão do território brasileiro.
-------
QUESTÃO 4:
As duas asserções são proposições verdadeiras. A primeira área significativa cultivada foi o Vale do Paraíba, mas sem técnicas de conservação do solo, de modo que sua degradação foi rápida. Como recurso, utilizou-se o oeste paulista, com seu solo fértil, conhecido como "terra roxa", que rendeu uma cultura baseada no café até 1930.
Desse modo, as alternativas C, D e E estão erradas.
Contudo veja que cultivar o oeste paulista foi uma consequência da degradação do solo do Vale do Paraíba, e não a causa, de modo que essa exploração em São Paulo não justifica o insucesso do Vale do Paraíba. Por esse motivo, a A está errada, sobrando apenas a B.
- Para ter uma ideia mais ampla sobre o Brasil Colônia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18069941
- Para ver mais sobre a economia brasileira nesse período, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25066966
- Para ver mais sobre os principais produtos do Brasil Colônia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26289467
- Para saber mais sobre a produção de café no Brasil Colônia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/9629481