1)
A reação do líder Quental é aguda e chega por meio da publicação do ensaio denominado Bom senso e bom gosto, no qual afirma com veemência que o seu grupo faz literatura de combate ao pensamento engessado da tradição romântica. A esse embate seguem-se outros, por meio da publicação de artigos que defendem um e outro lado: a tradicional estética romântica versus a nova literatura realista de combate.
O episódio sobre o qual o texto-base argumenta é conhecido como:
Alternativas:
a)
Questão Coimbrã
b)
Conferência do Cassino Lisbonense
c)
Vanguarda lusitana
d)
Civilização e barbárie
e)
Modernismo português
2)
Na obra, outro ponto de ruptura com as convenções acadêmicas de representação artística dá-se no retrato sóbrio e trivial de seus personagens. As figuras espalham-se harmoniosamente pela composição. (...); para concebê-lo, não há necessidade de rompantes sentimentais, virtuosismo técnico ou procedimentos antinaturalistas. Essas pessoas, capturadas em sua naturalidade grave e digna, são conhecidas do pintor (...). Num espaço simplificado, cada detalhe da cena, como os trajes, os acessórios e o rosto dos personagens, é pintado com extremo zelo pelo registro fiel.
A alternativa que apresenta o nome correto do quadro tratado no texto-base é:
Alternativas:
a)
O absinto
b)
Eu e a vila
c)
O casal Arnolfini
d)
Enterro em Ornans
e)
Mulher 1
Soluções para a tarefa
As questões apresentadas abordam importantes aspectos sobre a literatura portuguesa e as artes visuais na Europa durante o século XIX.
Questão coimbrã:
O gabarito da questão 1 se encontra na letra A.
A questão coimbrã foi uma polêmica entre escritores portugueses na metade do século XIX. A disputa se dava entre os romancistas representados por Antônio Feliciano Castilho e do outro lado um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra que dariam origem ao realismo representado, por Antero de Quental, Teófilo Braga e Vieira de Castro.
Essa disputa apresentou um novo modo de se fazer literatura, mostrando caminhos para a renovação literária em Portugal, que vivia na época uma série de avanços tecnológicos e científicos.
De modo que a questão envolvendo Antero de Quental e o ensaio "Bom senso", está diretamente ligada à questão Coimbrã.
Na obra, outro ponto de ruptura com as convenções acadêmicas de representação artística dá-se no retrato sóbrio e trivial de seus personagens. As figuras espalham-se harmoniosamente pela composição. (...); para concebê-lo, não há necessidade de rompantes sentimentais, virtuosismo técnico ou procedimentos antinaturalistas. Essas pessoas, capturadas em sua naturalidade grave e digna, são conhecidas do pintor (...). Num espaço simplificado, cada detalhe da cena, como os trajes, os acessórios e o rosto dos personagens, é pintado com extremo zelo pelo registro fiel.
Ruptura com as convenções artísticas:
O gabarito dessa questão se encontra na letra A.
A caracterização feita pelo texto, está de acordo com o quadro o Absinto pintado por Edgar Degas em 1875, na obra percebe-se um retrato do cotidiano, em que uma mulher e um homem estão em um bar, a mulher está olhando de maneira distraída para baixo, onde tem uma taça de absinto.
Além disso, no quadro percebe-se o cuidado que o pintor tem na elaboração e representação de todos os elementos presentes no estabelecimento retratado e também nos trajes dos personagens. Ademais, as feições de sentimentos e retratado de modo fiel, semelhante a uma fotografia.
Leia mais sobre a questão Coimbrã em: https://brainly.com.br/tarefa/25462045
Resposta:
a)
Questão Coimbrã
Explicação: