1)
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
I – A questão social caracteriza-se pelos problemas advindos do aumento da complexidade das relações de produção, decorrente do desenvolvimento político-econômico e social, bem como fruto da industrialização e urbanização crescente do início do século XX.
II – A questão social sempre esteve presente nas relações sociais entre os homens, concebida anteriormente como desigualdade social.
III - O desenvolvimento da questão social compreende um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, e em suas relações de trabalho.
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas II
d)
I, II e III.
e)
Apenas I e III.
2)
A exploração do homem pelo homem, cujas relações sociais são determinadas pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo, remonta uma longa história. Sobre o capitalismo é correto afirmar:
Alternativas:
a)
O capitalismo é um sistema de produção de mercadoria que toma a própria força de trabalho como uma mercadoria, ou seja, um objeto de troca como outro.
b)
O capitalismo é marcado pela união entre as classes.
c)
No capitalismo as relações de troca se assemelhavam com as formas de negociação das sociedades feudais.
d)
O capitalista inicia suas atividades produtivas a partir do século XIX, com a Revolução Industrial.
e)
O capitalista substitui, em sua fase monopolista, as organizações da sociedade de caráter monárquico e feudal.
3)
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini), mede as condições de vida dos brasileiros.
Para a redução da desigualdade social no Brasil se faz necessário o investimento em políticas públicas, com ênfase no combate ao:
Alternativas:
a)
Racismo
b)
Desemprego
c)
Analfabetismo
d)
Trabalho infantil
e)
Todas as alternativas.
4)
Elevar as taxas de juros, baixar os impostos sobre os altos rendimentos, abolir o controle sobre os fluxos financeiros, criar níveis de desemprego maciço, enfraquecer as greves, aprovar legislações anti-sindicais, realizar cortes nos gastos sociais e instituir um amplo programa de privatização.
Segundo Behring e Boschetti (2011), essa frase traduz os objetivos do (a):
Alternativas:
a)
Toyotismo
b)
Globalização
c)
Fordismo
d)
Neoliberalismo
e)
Taylorismo.
5)
Analise as afirmativas abaixo, identificando a alternativa que traduz corretamente o entendimento sobre a Divisão Social do Trabalho.
Alternativas:
a)
A divisão social do trabalho propicia a valorização dos trabalhadores e o resultado subjetivo do seu trabalho.
b)
O processo de industrialização possibilitou a organização social dos trabalhadores, na garantia de direitos trabalhistas e valorização do seu trabalho.
c)
Na divisão do trabalho há aquele que concede e aquele que executa o trabalho, ou seja, essa relação orgânica é naturalmente dividida entre os trabalhadores.
d)
Com a divisão social do trabalho, o trabalhador deixa de enxergar o resultado concreto do seu trabalho, pois dentro das indústrias, o trabalho ocorre de forma fragmentada.
e)
O trabalho é entendido como uma relação orgânica entre o homem e a natureza, mas por opção do homem, ele vende sua força de trabalho.
Soluções para a tarefa
1) Primeira resposta: Alternativa E) I e III apenas.
A questão social sempre esteve presente nas relações sociais entre os homens, e atualmente, é tratada do ponto de vista das desigualdades sociais.
Desde o inicio das sociedades, na Suméria, antigo Egito, Babilônia e Mesopotâmia sempre houveram problemas sociais entre os homens, como a divisão dos homens em classes sociais.
Atualmente o mesmo continua ocorrendo, porém, de forma mais complexa, onde todo o sistema econômico e todos os fatores que rodeiam a vida das pessoas afeta as relações sociais.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1900310
2) Segunda resposta: Alternativa A) O capitalismo é um sistema de produção de mercadoria que toma a própria força de trabalho como uma mercadoria, ou seja, um objeto de troca como outro.
O capitalismo é um sistema de produção que trata tudo como mercadoria e baseia todos os seus conceitos no principio da escassez, da oferta e da demanda de mercado.
Até mesmo a mão de obra é considerada uma mercadoria.
Nesse sistema de produção, temos a liberdade como principio principal, por isso não se assemelha nem um pouco a sistemas como o feudalismo e com o socialismo.
Porém, alguns países mais fechados como a China adotam praticas capitalistas para se manter como uma potencia mundial.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17337534
3) Terceira resposta: Alternativa E) Desemprego.
Para reduzir um pouco as desigualdades sociais, as politicas publicas e as empresas precisam assumir a responsabilidade de investir no combate contro o racismo, o desemprego, o analfabetismo e trabalho infantil.
O racismo gera desigualdades sociais ligadas a esteriótipos de cor que são difundidos, outros preconceitos como a homofobia e a misandria também devem ser combatidas.
A educação e o combate ao trabalho infantil é a forma mais eficaz de, no longo prazo, melhorar as condições sociais das pessoas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/22247903
4) Quarta resposta: Alternativa D) Neoliberalismo.
O neoliberalismo é uma corrente de pensamento que associa o Estado ao mercado, é uma distorção do mercado privado onde as empresas que estão sofrendo podem usar o Estado como "muleta" para as suas deficiências.
Também há grande interesse de grandes empresas em diminuir ao máximo as tributações sobre grandes fortunas ou lucro, diminuir os investimento sociais e criar um exercito de reserva.
A questão do exercito de reserva é grave, pois gera desemprego e diminuição do valor da mão de obra no longo prazo, além de controlar a liberdade financeira das pessoas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24956788
5) Quinta resposta: Alternativa C) Na divisão do trabalho há aquele que concede e aquele que executa o trabalho, ou seja, essa relação orgânica é naturalmente dividida entre os trabalhadores.
O processo de divisão do trabalho ocorre com a separação entre os que ofertam empregos, os empregadores, e os que buscam emprego, os empregados.
Essa relação tende a ser pouco equilibrada na questão do poder em econômicas neoliberais como a brasileira, que levou ao surgimento do exercito de reserva, uma porção da sociedade que está ociosa e sem emprego.
A diminuição dos investimentos em relação a programas voltadas para a estimulação do mercado para que surjam empregos é um dos problemas mais graves.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23071211
Resposta:
ESTA SEM TEMPO DE FAZER SEUS TRABALHOS ?? COM DIFICULDADE ? FAZEMOS TCC,PORTFOLIO DE GRUPO, INDIVIDUAL, RELATORIO DE ESTAGIO I, II OU III,PROJETO TCC FALR CONOSCO 88 98652713....
Explicação: