Ed. Moral, perguntado por rozenilourenco9, 11 meses atrás


1) A questão ambiental e a sustentabilidade nunca antes receberam tamanha importancia como
atualmente. Como o Catolicismo vem tratando a questão?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardomarq17734
5

Resposta:A questão ambiental e a sustentabilidade nunca antes receberam tamanha importância como atualmente. Isso não significa dizer que a abordagem atual é satisfatória. Estamos apenas no começo de um processo de mudança sócio-econômica que, a cada dia que passa, se demonstra inevitável e cogente. No presente artigo, abordaremos como o meio ambiente e a relação humana é encarada por algumas religiões do mundo.

A preocupação com os rumos tomados pela humanidade em relação a sua forma de relação e exploração econômica do meio ambiente tem se intensificado gradativamente, fazendo com que um número cada vez maior de defensores do desenvolvimento sustentável se manifeste.

A busca por uma sociedade e economia efetivamente sustentáveis se estampa em diversos campos do cotidiano, das organizações não governamentais e seus diferentes âmbitos de atuação – local, regional, nacional ou internacional – às políticas e filosofias corporativas voltadas ao “verde”, passando por programas públicos destinados a minimizar os impactos da ação humana sobre o planeta.

Todavia, recentemente, o movimento ecológico se viu respaldado em um novo universo, no qual, até então, possuía uma abordagem relativamente fraca: A religião, mais precisamente, as monoteístas.

O Catolicismo

Há poucas semanas o Papa Francisco apresentou ao mundo sua primeira encíclica totalmente dedicada ao meio ambiente, denominada “Laudato si – Sobre o cuidado da casa comum”.

No documento, o pontífice cobra uma rápida mobilização dos líderes globais com o objetivo de evitar uma catástrofe natural, pugnando pelo fim da sociedade de consumo, chamada por ele de “cultura do consumo descartável”. Apresenta sérias preocupações com a degradação ambiental e o aquecimento global, apoiando de forma taxativa cientistas que defendem a elevação do clima nos últimos anos como decorrência da ação humana, afirmando ainda serem os países pobres aqueles que mais sofrem e que mais são vitimados.

“A humanidade é chamada a reconhecer a necessidade de mudanças de estilo de vida, produção e consumo, a fim de combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou agravam (…) Chegou a hora de aceitar crescer menos em algumas partes do mundo, disponibilizando recursos para outras partes poderem crescer de forma saudável (…) Hoje, tudo o que é frágil, como o ambiente, está indefeso em relação aos interesses do mercado divinizado, transformado em regra absoluta”, afirma.

O papa informa não acreditar na tecnologia como a solução para todos os problemas sócias, baseados no crescimento e no lucro. “Uma vez mais, temos de rejeitar uma concepção mágica de mercado, que sugere que problemas possam ser resolvidos simplesmente por meio de um aumento nos lucros de empresas ou indivíduos”.

Explicação:


eduardomarq17734: Dei minha melhor resposta blz espero ter ajudado
rozenilourenco9: Obg
Perguntas interessantes