1— A questão abaixo está relacionada ao segundo texto “Estamos vivendo uma nova revolta da vacina?”
Em 1904, diante de uma epidemia de varíola (doença causada por um vírus), a população da cidade do Rio de Janeiro rebelou-se contra o estabelecimento da vacinação obrigatória. Esse episódio marcante na história da então capital da república ficou conhecido como Revolta da Vacina. Entre as opções, qual explica melhor as razões da revolta?
a) O interesse da população no retorno do regime monárquico.
b) As decisões do governo consideradas autoritárias, a participação política reduzida da população pobre e a falta de confiança dela nas autoridades.
c) A ignorância das pessoas em relação às melhorias trazidas pela campanha de vacinação conduzida por Oswaldo Cruz.
d) A preservação da intimidade doméstica e da moralidade que a população julgava ameaçadas pela política de Saúde Pública.
2— Leia com atenção a tirinha de Frank & Ernest abaixo e responda:
Existe um erro de fundamento biológico na historinha da tirinha. Assinale a alternativa que esclarece o erro:
a) é que vírus do tipo “A” não sofre efeito de vacina alguma.
b) é que a vacina não combate vírus, somente doenças causadas por bactérias.
c) é que a vacina não combate vírus, ela proporciona ao nosso organismo produzir defesas, os anticorpos, que são específicos aos seus antígenos, no caso o vírus “A”.
d) é que a vacina é feita de vírus, portanto ela não pode destruir o que a produz.
e) é que o vírus impede a ação da vacina, inibindo a sua atividade de defesa, que é o sistema “chave-fechadura”.
3— A defesa do nosso corpo contra organismos invasores é garantida graças a uma série de órgãos, células e moléculas que constituem nosso sistema:
a) nervoso.
b) digestório.
c) imunológico.
d) cardiovascular.
e) locomotor.
4— No sistema imune, algumas células de defesa, ao terem contato com o antígeno, diferenciam-se em células de memória. Isso faz com que:
a) uma pessoa torne-se imune a qualquer doença para sempre.
b) a resposta imunológica primária seja efetiva.
c) a resposta secundária seja mais rápida.
d) nos curemos de qualquer doença.
e) nosso corpo produza anticorpos que serão estocados para uma nova infecção.
5— Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são:
a) antitérmicos.
b) vacinas.
c) soros.
d) anti-inflamatórios.
e) antibióticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - b) As decisões do governo consideradas autoritárias, a participação política reduzida da população pobre e a falta de confiança dela nas autoridades.
2 - C) é que a vacina não combate vírus, ela proporciona ao nosso organismo produzir defesas, os anticorpos, que são específicos aos seus antígenos, no caso o vírus "A".
3 - C) imunológico
O sistema imunológico, também denominado de sistema imunitário, corresponde a uma série de elementos que interagem de modo a garantir a defesa do nosso corpo.
4 - C) a resposta secundária seja mais rápida.
Ao produzir células de memória, o organismo é capaz de responder mais eficientemente no caso de um novo contato com o antígeno. Isso se deve à ativação de células de memória que promovem uma maior produção de anticorpos
5 - B) vacinas
As vacinas são capazes de estimular nosso corpo a produzir anticorpos e células de defesa, uma vez que são formadas por antígenos mortos ou atenuados.
Explicação:
Resposta:
1-b
2-a
3-c
4-c
5-a
Explicação: