1.A quebra de um copo de vidro pode ser descrita como:
a) um corpo que deixa de existir e surgem vários objetos.
b) a matéria que deixa de existir e surge outro tipo de matéria.
c) a matéria que deixa de existir e surge a energia.
d) um objeto que deixa de existir e surgem vários corpos.
2.Com a queima o álcool(matéria) deixa de existir.Isso significa que:
a) a matéria simplesmente desaparece.
b) a matéria se transforma somente em outro tipo de matéria.
c) a matéria se transforma em outro tipo de matéria e libera energia.
d) a matéria se transforma somente em energia.
3.Um marceneiro tem algumas tábuas e com sua habilidade transforma-as em um armário.O que ocorreu com a madeira?
4.Um artesão dispõe de um bloco de vidro e o transforma em uma jarra.Num descuido, a jarra cai e se quebra.O que ocorreu com o vidro?
5.Os plásticos são formas de matéria artificial.Relacione quatro objetos de seu uso que sejam feitos de plástico e responda:
a)A fabricação deles depende da química?
b)Que diferença haveria na sua vida se eles não existissem nessa forma?
Por favor explique cada questão, me ajudem por favor e muito obrigada preciso mt responder isso
Soluções para a tarefa
As respostas são, para a questão 1- d.(cacos são corpos e não objetos)
2- c ( existe a produção de fumaça além, da energia)
3- A matéria prima, madeira, foi modificada e se transformou num objeto.
4- O vidro se quebrou em vários cacos.
5- Objetos de meu uso: Caneta esferográfica, apontador de lápis, calculadora, bolsa.
a) Plasticos: Exemplos, Poliester, Policarbonato, Polipropilento, Poliestireno, etc.
São todos derivados de petróleo e produzidos por processos químicos.
b) Se eles não existissem tudo seria muito mais caro e difícil de produzir. Pois a materia prima do plástico pode ser moldada para qualquer tipo de forma. A minha vida e a de todos seria completamente diferente.
1. A alternativa que melhor define o que acontece quando ocorre a quebra de um copo de vidro é: d) um objeto que deixa de existir e surgem vários corpos.
Quando um copo quebra, sua estrutura física se altera, mas sua composição química permanece a mesma. Ou seja, pode-se dizer que o copo, na realidade, sofreu uma transformação física.
Quando isso ocorre, o objeto (copo) deixa de existir, dando origem a novos corpos (cacos de vidro).
Como esses novos corpos têm a aparência e função diferentes do copo partido, eles não podem ser considerados novos objetos.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32827215
2. Com a queima do álcool, a matéria não deixa de existir de fato. O que ocorre, de fato, pode ser melhor descrito pela alternativa c) a matéria se transforma em outro tipo de matéria e libera energia.
Com a interação entre o álcool e o oxigênio, ocorre uma reação de combustão. Nesse processo, depois que o álcool passa para o estado gasoso, surgem novos produtos e também ocorre uma liberação de energia, o que classifica o álcool como um combustível.
Para compreender esses conceitos, é importante relembrar a Lei de Lavoisier: "na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30170028
3. Quando um marceneiro transforma algumas tábuas em um armário, ocorrem algumas transformações físicas na madeira: cortes, pintura, lixação, polimento, uso de pregos e parafusos, aplicação de verniz etc.
Em todo esse processo, apesar das modificações na aparência da madeira, a estrutura química dela permanece inalterada: não ocorre reação química entre os pregos ou tinta e a madeira, e também não há o surgimento de novos produtos.
Além disso, não ocorrem outros indicadores de reação química, como a efervescência, mudança de cor (sem aplicação de tinta), ou liberação de odor.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41411609
4. Quando a jarra de vidro cai e se quebra, ocorre uma transformação física: a jarra deixa de existir, dando origem a outros corpos menores: os cacos de vidro.
Assim como comentado na questão 1, aqui também não ocorre uma reação química, já que o material pelo qual a jarra é composto, o vidro, mantém sua natureza química inalterada.
Apesar disso, a jarra perde completamente sua funcionalidade e tem sua aparência modificada ao se transformar em cacos de vidro, já que os cacos são altamente cortantes e não conseguem conter líquido em si.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/44337036
5. a) Sim, a fabricação de plásticos depende da química, já que ela tem como base o refino do petróleo: esse processo ocorre em torres de fracionamento e se baseia na diferença de pontos de ebulição dos componentes do petróleo.
b) Sem o plástico, as embalagens seriam diferentes. Além disso, haveria uma mudança significativa na fabricação de materiais e produtos como próteses de silicone, sapatos, brinquedos, e até mesmo algumas matérias-primas cosméticas que são provenientes do refino de petróleo utilizado para a produção do plástico.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26922115