1)
A profissionalidade docente é marcada por duas etapas de formação: a pré - profissional e a profissional, que se amplia na experiência da prática da profissão e na organização das práticas escolares. Pensando nesse processo para o docente, analise as proposições a seguir e coloque-as em sequência numérica da formação:
(1) pré-profissional
(2) profissional
( ) Ler um bom livro, ir ao teatro ou cinema, ver uma exposição são atividades de lazer mas são também fontes de inspiração para o trabalho
( ) O tempo de planejamento é contínuo. É preciso revisitar os planos de ensino e atualizá-los, portanto, é importante reservar um período na agenda diariamente
( ) Exercícios físicos entre outras atividades prazerosas devem ser investidas para que o professor se sinta bem.
( ) É preciso se planejar tanto para as tarefas anuais quanto para as cotidianas
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1 – 2 – 1 – 2
b)
1 – 1 – 1 – 1
c)
1 – 1 – 2 – 2
d)
2 – 2 – 1 – 1
e)
2 – 2 – 2 – 2
2)
Assinale a alternativa que apresenta a resposta do autor responsável pela premissa: "Quem ensina também aprende":
Alternativas:
a)
Philippe Perrenoud
b)
Paulo Freire
c)
Paulo Ingman
d)
António Nóvoa
e)
Carlos Breztman
3)
"As escolas discutem currículos, os saberes necessários para a formação dos educandos, os valores que devem ser praticados e vivenciados por ela. E isso faz com que os professores se questionem sobre os seus saberes e competências. Mas antes de tudo é preciso compreender que o professor é sujeito nesse processo"
(FREITAS, Sirley L.; PACIFICO, Juracy M. Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica. In: EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação. Porto Velho (RO), V.2, N.4, 2015. p.3)
Assinale a alternativa correta para a seguinte questão: O que um professor precisa saber para exercer sua profissão?
Alternativas:
a)
Não é necessário ler muito, somente conhecer bastante das novas tecnologias e aplica-las em sala de aula.
b)
Sua formação deve estar atrelada somente as práticas de aprendizagem mais tradicionais.
c)
Não há necessidade de uma formação continuada. Uma vez formado, a prática do dia-a-dia da sala de aula vai fornecendo a experiência necessária.
d)
Uma formação que ampliará os conhecimentos relativos aos contextos social, econômico e político e à prática pedagógica, precisa estar disposto a estudar e desenvolver um trabalho coletivo, interdisciplinar e transdisciplinar.
e)
As melhores aulas são aquelas focadas nas lousas e com repetição de exercícios.
4)
Em abril de 1948, em Bogotá, representantes de países de toda a América Latina resolveram propor um documento para que se pudesse assumir em todas as regiões da América Latina, os direitos e deveres do Homem. Em dezembro desse mesmo ano, numa Assembléia Geral das Nações Unidas que reuniu líderes mundiais, seguiu-se a reunião de Bogotá e foi aprovado um documento considerado um marco na história. Qual o nome deste documento?
Alternativas:
a)
Tratado de Versalhes
b)
Conferência Internacional Americana
c)
Declaração Universal dos Direitos Humanos
d)
Carta Magna
e)
Declaração Schuman
5)
O teórico canadense Maurice Tardif apresenta a evolução da profissionalização da docência em três tempos: vocação, ofício e profissão. Analise as alternativas abaixo e assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso acerco do tempo ofício:
I. O ofício do docente, apesar de não ser mais vocacional, ainda não possuí nem vínculo contratual, nem salarial.
II. A profissão docente é integrada as estruturas do Estado (nacional, federal, estatal, municipal).
III. A autonomia profissional, ou seja, o reconhecimento tanto jurídico quanto social, deve ser decidido pelo próprio profissional
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
Apenas, II.
b)
Apenas, III.
c)
Apenas, I e III
d)
Apenas, II e III
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Olá!!
Vamos as respostas:
1 - a) 1-2-1-2.
R: Bom, o conceito de Profissionalidade Docente começou a aparecer em meados da década de 90 e seria algo que se encontra em constante desenvolvimento, pois com o passar das eras é preciso que o corpo docente se adpate aos novos modelos de ensino.
2 - b) Paulo Freire.
R: O pernambucano Paulo Reglus Neves Freire foi um importante educador que foi responsável por criar a Metodologia de Alfabetização dos Adultos. Sendo a maior finalidade do ensino, o de conscientizar o aprendiz.
3 - d) Uma formação que ampliará os conhecimentos relativos aos contextos social, econômico e político e à prática pedagógica, precisa estar disposto a estudar e desenvolver um trabalho coletivo, interdisciplinar e transdisciplinar.
R: Para ser um professor, primeiramente é necessario que o individuo se forme em uma graduação de licenciatura, só assim poderá lecionar. Além disso é importante que ele possua o habito de sempre procurar se atualizar e também de noções de psicologia, pois lidar com alunos, de todas as idades, é uma tarefa um pouco complicada.
4 - c) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
R: Os Direitos Humanos são muito importantes para qualquer indivíduo posto em sociedade, pois são os mesmos que nos garantem algumas assistências básicas, como: liberdade de expressão, acesso a saúde, a proibição da escravidão e derivados.
5 - a) Apenas II.
R: A Alternativa I está incorreta, pois a profissão do docente precisa sim de um vinculo contratura ou salarial, caso contrario seria trabalho escravo. Salvo os casos em que o professor dê uma aula gratuita, uma vez ou outra, para ajudar a comunidade. Já a Alternativa III também está incorreta, pois o Estado também está envolvido nesse processo de autonomia.
Espero ter ajudado! Bons