1.a produção e uso de combustíveis tem ocasionado problemas ambientais e de saúde ?quais? 2-é melhor utilizar carvão vegetal ou mineral? 3-o efeito estufa é maléfico para o ser humano ?em que condições? 4-toda chuva é ácida? em seu município ocorre esse fenômeno?
Soluções para a tarefa
1. Sim, a produção e uso de combustíveis tem ocasionado problemas ambientais, como o aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de enxofre (SO₂) ou dióxido de nitrogênio (NO₂), que levam ao fenômeno da chuva ácida.
Além disso, o aumento do gás carbônico na atmosfera aumenta a temperatura da Terra, pois intensifica o efeito estufa. Com o aumento da temperatura ocorre o derretimento das geleiras e aumento do nível do mar, levando à diminuição e até mesmo ao sumiço de ilhas e cidades litorâneas, como é o caso de Tuvalu.
O uso de combustíveis também tem causado problemas de saúde, principalmente os respiratórios, como bronquite, laringite, faringite ou asma.
2- Entre o carvão vegetal ou mineral, o melhor é escolher o carvão vegetal, pois ele é uma forma de energia renovável. Para se produzir mais, basta plantar novas árvores para produzir o carvão. Já o carvão mineral é um recurso não renovável, ou seja, existe uma quantidade limitada na natureza.
3- O efeito estufa é muito importante para o ser humano. Sem ele, a temperatura média da Terra seria de aproximadamente -15°C (15 graus celsius negativos), o que levaria a água a permanecer no estado sólido e impossibilitaria a existência de vida, inclusive, a humana.
No entanto, o aumento do efeito estufa é que é maléfico, pois com maior quantidade de gases na atmosfera ocorre maior retenção de calor. Com o aumento da temperatura média da Terra, além do derretimento das geleiras e aumento do nível do mar, ocorre também maior evaporação da água líquida, aumentando a intensidade dos desastres naturais, como tempestades, furações e tornados.
4- A resposta para se toda chuva é ácida é sim e não... Eu explico! Toda chuva apresenta pH abaixo de 7, devido à presença do gás carbônico presente na atmosfera. Este gás é liberado na respiração de todos os seres vivos (vegetais e animais), portanto, sua presença na atmosfera é um fenômeno natural.
Ao entrar em contato com o vapor de água (H₂O) presente na atmosfera (nas nuvens, por exemplo) o gás carbônico (CO₂) transforma-se em ácido carbônico (H₂CO₃), de acordo com a equação química a seguir:
CO₂ + H₂O → H₂CO₃
O ácido carbônico está presente naturalmente na água da chuva, o que diminui o seu pH. Assim, o pH natural da chuva é, em média, 5,6.
Sabemos que pH = 7 é neutro, abaixo disso é ácido (quanto mais perto do zero mais ácido é) e acima disso é básico (quanto mais perto do 14 mais básico é).
Como o pH = 5,6 está abaixo de 7, ele é um pH ácido, ou seja, quimicamente falando toda chuva é ácida, pois sua água apresenta pH < 7.
No entanto, como o pH natural da chuva é 5,6 - convencionou-se a dizer que a "chuva ácida" é aquela em que o pH está abaixo de 5,6. Isso ocorre em locais muito poluídos devido à maior concentração de gases na atmosfera que, em contato com o vapor de água, formam outros ácidos, como o sulfúrico ou nítrico.
Portanto, na utilização do segundo argumento, nem toda chuva é ácida, apenas a que apresenta o pH abaixo de 5,6.
No meu município (como em todos os locais), a chuva tem pH = 5,6, aproximadamente, e como está abaixo do pH = 7, a água da chuva é ácida. Somente em municípios com enorme quantidade de indústrias e circulação de caminhões ou ônibus sem fiscalizações é que pode ocorrer a chuva ácida, ou seja, aquela em que o pH está abaixo de 5,6.
Espero ter te ajudado!
1. Sim, a produção e uso de combustíveis tem ocasionado problemas ambientais e de saúde. Dentre esses exemplos, podemos destacar:
- A destruição da camada de ozônio, reduzindo a proteção da Terra contra raios ultravioleta (UV);
- A poluição do ar causada, principalmente, pela queima dos combustíveis fósseis. Essa poluição pode causar sérios problemas respiratórios ao se aspirar o ar que contenha pequenas partículas de fuligem;
- Exploração desenfreada do petróleo, que é um recurso natural não-renovável, e portanto, não se regenera em tempo hábil considerando-se a expectativa de vida humana.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24586545
2. Levando em consideração os processos de extração de cada um desses tipos de carvão, é melhor utilizar carvão vegetal, pois ele é obtido através da carbonização de uma biomassa proveniente da madeira. Desse modo, é possível dizer que o carvão vegetal é um recurso renovável e que seu uso é mais sustentável a longo prazo.
O carvão mineral, além de produzir fuligem altamente tóxica com a sua queima, é extraído de rochas sedimentares que, assim como o petróleo, não se regeneram em tempo hábil considerando-se a expectativa de vida humana.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17577483
3. O efeito estufa, até certo ponto, é natural. Porém, processos realizados por seres humanos aceleram o efeito estufa desenfreadamente, aumentando a temperatura terrestre numa rapidez e intensidade excessivas, nas quais várias espécies sofrem risco de extinção devido ao derretimento das geleiras, por exemplo.
Esse aceleramento do efeito estufa é atribuído a diversos fatores, entre eles: o desmatamento, a queima excessiva de combustíveis fósseis e a poluição do ar que ocorre através dessa mesma queima.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/290776
4. Não, nem toda chuva é ácida. O fenômeno conhecido como chuva ácida acontece em decorrência da poluição do ar.
Acontece quando temos três principais compostos que iniciam o processo.
Esses três compostos químicos são o óxido de enxofre (SO2), óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), que eventualmente se unem às moléculas de água presentes nas nuvens, e, então, produzem ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3), sendo esses dois últimos os principais compostos encontrados na água da chuva ácida.
Normalmente, esse fenômeno ocorre em municípios industrializados, e pode ter maior ou menor escala em diferentes regiões.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20719053