1. A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX, entre os anos de 1914 e 1918, motivada pelo expansionismo, pela exploração imperialista da África e Ásia, pela corrida armamentista e pela política de alianças. Geralmente, para o estudo desse conflito, que envolveu várias nações, a historiografia divide esse período em três fases: *
a) A primeira fase do conflito foi chamada de “Guerra de Movimento” (1914); a segunda fase foi a “Guerra de Trincheiras” (ou Guerra de Posições, ocorrendo entre 1915 e 1917); a terceira fase ficou conhecida como “Segunda Guerra de Movimentos” ou “Fase Final” (ou ainda Ofensivas de 1918, ocorridas nesse mesmo ano).
b) A primeira fase foi chamada de “Guerra de Trincheiras” (1914); a segunda fase foi a “Guerra de Movimento” (1916); a terceira fase ficou conhecida como “Segunda Guerra de Movimentos” ou “Fase Final” (1917 - 1918).
c) A fase inicial da guerra foi chamada de “Reconhecimento de Território” (1914); a segunda fase foi a “Guerra de Movimento” (1915 - 1916); a terceira fase ficou conhecida como “Guerra de Trincheiras” (1917 - 1918).
d) As três fases da Primeira Guerra Mundial foram chamadas de “Guerra de Trincheiras”, pois toda movimentação entre 1914 e 1918 ocorreu em trincheiras construídas pelos próprios soldados. A diferenciação feita entre as fases é caracterizada pelo período: Guerra de Trincheiras I (1914 - 1915); Guerra de Trincheiras II (1916); Guerra de Trincheiras III (1917 - 1918).
2 . Nações de grande força participaram da Primeira Guerra Mundial, que teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. Sabe-se que, para fins de estudo, o conflito foi dividido em fases. Uma dessas fases foi chamada de Guerra de Trincheiras. Como podemos descrever esse período da guerra?
a) A Guerra de Trincheiras foi um período de empate de forças, com poucas conquistas territoriais a um alto custo humano. Procurou-se assegurar os territórios enquanto investia-se em novas tecnologias para resolver o conflito.
b) A Guerra de Trincheiras foi período de desequilíbrio de forças, com muitas conquistas territoriais dos Estados Unidos. Porém, nessa fase, não existiu nenhum tipo de nova tecnologia.
c) A Guerra de Trincheiras foi uma rápida movimentação de tropas no fronte, auxiliada pelo transporte ferroviário, tendo uma grande movimentação de soldados e grande quantidade de combates. Esperavam rápidas batalhas e acreditava-se que até o Natal tudo acabaria.
d) A Guerra de Trincheiras foi o momento de aprimoramento de tecnologias e mudanças nas alianças militares, que permitiram uma nova movimentação militar. Nessa fase da guerra, mais especificamente em 1917, a Rússia, esgotada, saiu do conflito.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1)- Letra A. A primeira fase da guerra foi a "guerra de movimento" que foi de 1914 à 1915.
A segunda fase foi a "guerra de trincheiras" que foi de 1915 à 1917.
A terceira fase foi as "ofensivas de 1918" que terminou com a rendição da Alemanha.
2)- Letra A. A guerra das trincheiras buscava assegurar territórios, não havia conquista de territórios nessa fase, pois os soldados não se movimentavam sobre o território inimigo, eles ficavam nas trincheiras.
Resposta:
1. a) A primeira fase do conflito foi chamada de “Guerra de Movimento” (1914); a segunda fase foi a “Guerra de Trincheiras” (ou Guerra de Posições, ocorrendo entre 1915 e 1917); a terceira fase ficou conhecida como “Segunda Guerra de Movimentos” ou “Fase Final” (ou ainda Ofensivas de 1918, ocorridas nesse mesmo ano).
2. a) A Guerra de Trincheiras foi um período de empate de forças, com poucas conquistas territoriais a um alto custo humano. Procurou-se assegurar os territórios enquanto investia-se em novas tecnologias para resolver o conflito.
Explicação:
Q1. 1. Guerra de Movimento (1914)
2. Guerra de Posição ou de Trincheiras (1915-1917)
3. Segunda Guerra de Movimento/Fase Final (1918)