ENEM, perguntado por MariaRodrigues3795, 10 meses atrás

1. "[...] A Pré-história africana não foge à regra. Há milênios as relíquias Pré-históricas deste continente vêm sofrendo degradações provocadas tanto pelo homem quanto pelos elementos naturais. Já na Pré-história, movido por uma iconoclastia ritual, o homem perpetrou por vezes atos de destruição. Os colonizadores civis e militares, os turistas, os industriais do petróleo, os autóctones, entregam-se ainda a essas depredações e "pilhagens desavergonhadas"[...]. Nos setores privilegiados, os sítios localizam-se essencialmente no nível das falésias, formando o rebordo das terras altas, sobretudo quando avançam sobre os talvegues de rios atuais ou já desaparecidos. Os dois centros mais importantes são as regiões do Saara e a Africa Austral. Entre o Atlas e a floresta tropical de um lado, e o mar Vermelho e o Atlântico de outro, foram localizados inúmeros sítios, contendo dezenas, talvez centenas de milhares de gravuras e pinturas. [...]. Por que esse florescimento nos desertos e nas estepes? Em primeiro lugar, porque, na época, a região não era de desertos e estepes. Em segundo, porque, ao tornar-se como é hoje, transformou-se num meio propício à conservação, graças à própria secura do ar; no Saara, por exemplo, descobriram-se objetos que estavam in situ há milênios [...]." Como podemos observar, o excerto anterior nos fala sobre a Pré-história africana. A partir da leitura, pesquise sobre o tema e elabore um texto que reflita a importância dos estudos arqueológicos para este continente.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

O texto acima aborda o tema da Pré-história africana, relacionando a grande riqueza da região com a quantidade de estudos que devem ser destinados à tal compreensão do território.

Isso porque na região pode-se observar a presença de grande quantidade de riqueza, que há milênios estiveram preservados, entretanto, passam por evidente processo de destruição na atualidade, em decorrência de ações antrópicas, que realizam constantes explorações na região.

Perguntas interessantes