1- A população brasileira formou-se a partir da miscigenação de diferentes povos. Descreva como ocorreu esse processo ao longo do tempo, lembrando de citar quais foram os principais fluxos migratórios para o Brasil.
2- Explique o significado de “fuga de cérebros”, e porque ocorre esse tipo de
migração no Brasil.
3- Um sistema agrícola pode ser definido como uma forma ou modelo de produção
agropecuária que se pratica em determinada propriedade rural observando fatores como:
capital (investimento), trabalho (mão de obra) e a terra (tamanho da propriedade). Os
sistemas agrícolas tradicionais se caracterizam por utilizar técnicas rudimentares, com
baixo nível de exploração da terra e baixa produtividade. Com base nisto explique as
características dos seguintes sistemas agrícolas tradicionais:
Agropecuária de subsistência:
Agricultura itinerante:
Plantations:
Agricultura de jardinagem:
Pastoreio nômade:
4- Explique as características dos sistemas agrícolas modernos, e cite exemplos de países desenvolvidos que se destacam mundialmente na produção agropecuária.
5- Sabemos que as condições físico-geográficas são determinantes quanto ao uso e ocupação do solo nos diferentes territórios. Com base nisto, elabore um pequeno texto
relacionando clima, solos e relevo com as atividades agropecuárias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oiee, tudo bomm? <3
1- A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
A maior parte das migrações envolvendo o Brasil é interna, com destaque para o forte êxodo rural ocorrido do Nordeste para o Sudeste entre os anos 1940 e 1970; e a migração de retorno, intensificada a partir dos anos 1990, do Sudeste para o Nordeste.
2- Explique o significado de “fuga de cérebros”, e porque ocorre esse tipo de migração no Brasil.
A expressão “fuga de cérebros” faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades.
3- A agricultura de subsistência: é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.
A agricultura de subsistência se caracteriza pela utilização de métodos tradicionais de cultivo, realizados por famílias camponesas ou por comunidades rurais. Essa modalidade é desenvolvida, geralmente, em pequenas propriedades e a produção é bem inferior se comparada às áreas rurais mecanizadas.
Agricultura itinerante: As principais características da agricultura itinerante
É normalmente aplicada em áreas de agricultura descapitalizada em que o agricultor não é o proprietário do terreno, mas apenas um ocupante temporário de terrenos devolutos ou particulares.
O facto de não existirem recursos humanos e técnicos suficientes para explorarem terrenos de grandes dimensões leva a que quase sempre a agricultura itinerante seja praticada em pequenas e médias propriedades, geralmente próximas da residência do agricultor (embora também seja possível encontrar ocasionalmente agricultura itinerante em grandes latifúndios).
Plantations: As principais características do sistema plantation são: Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais. ... Mercado Externo: a produção dos produtos cultivados no sistema plantation eram voltados para enriquecer o mercado externo, ou seja, para a exportação.
Agricultura de jardinagem: A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo, muito empregada em terraços no sul da Ásia. A característica da agricultura de jardinagem é o seu uso como agricultura de subsistência, ou seja, com a produção voltada para o abastecimento interno e, principalmente, para a alimentação.
Pastoreio Nômade : Consiste na produção extensiva da pecuária, os animais são levados a percorrer caminhos em busca de ares que ofereçam água e pastagens, essa locomoção é constante. A produção, geralmente muito baixa, é destinada à manutenção das famílias (subsistência) e o restante é comercializado no mercado.
4- A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. ... Este tipo de atividade é compatível com a agricultura de subsistência, que resiste em algumas áreas a desaparecer.
exemplos de países desenvolvidos que se destacam mundialmente na produção agropecuária.
A China e Índia ocupam um lugar de destaque na lista dos principais produtores agrícolas de biocombustíveis. Ambos os países têm uma grande população e a sustentabilidade alimentar interna (ou seja, a capacidade de produzir o suficiente para alimentar toda a população apenas com a produção interna) é uma prioridade.
5- O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Geralmente, o seu conceito aparece em oposição à ideia de “tempo”, que seria o estado momentâneo da atmosfera.
Os solos são formados de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). O solo é o resultado de milhares de anos de desagregação das rochas originais de um lugar na sua superfície e a combinação de diversos fatores.
O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.
Explicação: