Filosofia, perguntado por crislane15presente, 9 meses atrás

1. A pintura de David retrata o filósofo Sócrates na prisão, prestes a cum prir a pena de morte que lhe foi imposta. Na cena, veem-se no chão uma corrente, um rolo de manuscrito, uma pena e dois pequenos potes de tinta, próximos do homem sentado, que representa Platão. Com base nessas informações e no boxe "Sócrates e a tela de David", levante hipó teses: Que sentido esses objetos constroem na pintura?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavopireswill
26

Resposta: As correntes dão a entender que Sócrates, um pouco antes do momento retratado, estava acorrentado. Os potes com tinta, a pena e o rolo de manuscrito sugerem o fato de ter sido Platão quem registrou os ensinamentos de Sócrates.

Respondido por AnthonioJorge
3

A pintura de David retrata não só a morte de Sócrates, mas a memória de Platão sobre seu mestre e seu registro sobre os ensinamentos socráticos.

Platão senta-se à esquerda, de costas ao evento principal, como se toda a cena sobre Sócrates discursando estivesse partindo de sua nuca - de sua memória.

Na cena, a corrente no chão simboliza a libertação que o ensinamento socrático representou - a alegoria da caverna, por exemplo, mostra como um prisioneiro se liberta das correntes e, consequentemente, liberta-se da caverna e descobre um mundo simbolicamente mais real do que o das sombras da caverna.

De modo análogo, a pena e os potes de tinta simbolizam o registro de Platão sobre os ensinamentos de seu mestre. Sócrates nada deixou escrito: tudo o que sabemos dele nos chegou devido ao registro de seus discípulos, sendo Platão o principal nome, por meio de seus famosos Diálogos.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/25660684

Anexos:
Perguntas interessantes