1 - A pesquisa realizada no Estado de São Paulo concernente à construção de um banco de dados no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordada pela profa. Maria Clara di Pierro no vídeo-base, revela que o principal fator com despesa em educação é de ordem pessoal, ou seja, com professores(as). Além disso, quem gasta mais com EJA, por sua vez, atende — ou deveria atender — para efetivar uma educação de maior qualidade, um processo natural.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. A qualidade dos diversos dados estatísticos municipais sobre financiamento da educação, matrículas e caráter sociodemográfico referentes a gastos na EJA é muito baixa.
PORQUE
II. A despesa pública em EJA é invisível, nos bancos de dados públicos (federal, tribunal de contas estadual e FNDE), por ser embutida na despesa geral dos Ensinos Fundamental e Médio (EF e EM). Isso torna-a pouco fidedigna e dificulta a avaliação da eficácia das políticas.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b. a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
c. as duas asserções são falsas.
d. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
e. a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
2 - Maria Clara di Pierro, ao discorrer sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas videoaulas, alerta que essa é extremamente importante no contexto contemporâneo no que diz respeito à democratização da educação, a qual está em xeque por diversos motivos.
Em relação à trajetória da política da EJA e pautado(a) no vídeo-base, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I) Essa modalidade de ensino, historicamente, tem ocupado lugar prioritário na agenda das políticas públicas educacionais brasileiras.
II) Na última década, a EJA foi inserida de modo mais orgânico no sistema de Educação Básica, no seu próprio financiamento e até nos programas de assistência estudantil.
III) Nos últimos dez anos, mesmo num contexto supostamente de maior apoio por parte das políticas públicas, houve declínio significativo de matrículas na EJA.
IV) O discurso adotado nos anos 2000, no campo da EJA, propunha políticas mais de caráter profilático face aos desafios da universalização da Educação Básica.
V) É contemplada no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) (2007), em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) (1996 a 2006), porém com fator de ponderação superior em relação às outras modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a.F; F; F; V; V.
b.F; V; V; V; F.
c.V; F; V; F; F.
d.V; V; V; F; F.
e.V; V; F; V; F.
3 - Desde a Constituição Federal de 1988, quando reconheceu que o direito à educação do cidadão maior de 14 anos sem escolaridade na idade obrigatória, violado, fosse restaurado na juventude ou na idade adulta, a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha lugar de prestígio na escola de Educação Básica, pelo menos, no texto da referida Carta Magna.
Em relação à responsabilidade dos órgãos públicos de assegurar a EJA nos Ensinos Fundamental e Médio (EF e EM), enquanto direito dos cidadãos, e considerando o vídeo-base e o enunciado, analise as afirmativas a seguir e correlacione-as adequadamente aos termos a que se referem.
1 - Responsabilidade do município.
2 - Responsabilidade dos estados.
3 - Estados e municípios.
I. Devem receber assistência técnica e financeira da União — governo federal — para dar conta de efetivar essas ofertas. Por sua vez, o governo federal deve garantir a equidade.
II. Possui responsabilidade prioritária na oferta da educação da Educação Infantil e do EF a crianças, jovens e adultos.
III. Atendem, prioritariamente, ao EM e aos anos finais do EF. O EF é de responsabilidade compartilhada em regime de colaboração.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:
a.1-II; 2-III; 3-I.
b.1-I; 2-II; 3-III.
c.1-III; 2-II; 3-I.
d.1-I; 2-III; 3-II.
e. 1-III; 2-I; 3-II
A questão 2: F; V; V; V; F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1.II; 2.III; 3.I Correta
1 - Partindo da pesquisa a respeito da Educação de Jovens e Adultos podemos inferir que as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira, a resposta é letra A.
2 - Partindo da trajetória da política da EJA podemos inferir que as assertivas são: F; V; V; V; F; letra B
3 - Partindo da responsabilidade dos órgãos públicos de assegurar a EJA nos Ensinos Fundamental e Médio, podemos inferir que as assertivas são 1-II; 2-III; 3-I, letra A.
Desde a Constituição Federal de 88, que reconheceu que o direito à educação dos cidadãos maiores de 14 anos que não a tivessem recebido em desacordo poderia ser restabelecido na juventude ou na idade adulta, o modelo Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganhou destaque nas escolas de ensino fundamental, pelo menos conforme o texto da referida Carta Magna.
A Educação de Jovens e Adultos
Podem se matricular pessoas que queiram obter a certificação no ensino fundamental, desde que tenham 15 anos completos na época da realização dos exames. Aqueles que desejavam passar no teste de diploma do ensino médio deveriam ter pelo menos 18 anos no dia do exame.
Leia mais sobre educação aqui:
brainly.com.br/tarefa/31847109
#SPJ2