1- A peça teatral "Auto da Barca do inferno" do escritor humanista Gil Vicente retrata, por meio de alegorias, personagens que representam instâncias sociais tanto da Idade Média, quanto da contemporaneidade. Tais personagens ao chegarem no porto que os levaria ao céu ou ao inferno, carregavam objetos considerados símbolos dos pecados ou das benfeitorias que fizeram ao longo da vida na terra.
Sabendo disso, escolha 4 dos vários personagens que se dirigiram às barcas do Anjo e do Diabo, de modo a analisar a alegoria social que eles representavam na época e que eles representam na atualidade. Além disso, a sua análise também deverá discorrer sobre a simbologia dos objetos que tais personagens carregavam.
2- Leia um trecho de um artigo sobre a peça teatral O santo inquérito de Dias Gomes:
"[...] a representação literária extrapola a problemática judaica daquele período da história luso-brasileira. A perseguição e execução da protagonista, a prisão, tortura e morte de Augusto, a omissão de Simão Dias, o poder político-religioso do Santo Ofício, com seus representantes, fizeram um paralelo entre dois momentos: 1750 e 1966. O santo inquérito conseguiu transpor os mais de 200 anos que separavam as duas épocas. Do passado, mostrava o terror e a opressão impetrados pelo Tribunal do Santo Ofício. Do presente, a dominação exercida pelo governo militar, marcado por violentos conflitos psicológicos-ideológicos." (MITIDIERI, André Luis. Histórias de opressão e censura n’O santo inquérito, de Dias Gomes)
Com suas palavras, faça uma breve análise histórica e literária, em que você justifique a afirmação do trecho acima de que a obra O santo inquérito pode ser lida em dois momentos histórico-sociais diferentes, são eles: a Inquisição e a Ditadura Militar brasileira. Sua resposta deve conter tanto uma breve explicação do contexto histórico, quanto dos personagens inseridos na peça tearal.
Soluções para a tarefa
1-
São Personagens:
O DIABO
conduz a barca infernal.
O FIDALGO
simboliza os nobres da época em Portugal que eram ociosos.
O ONZENEIRO
representa um dos pecados:
a usura
O PARVO
Representa o povo português, rude e ignorante, porém bom de coração e temente a Deus.
FRADE
representa os membros da igreja que possuem condutas erradas
Dessa forma, os personagens representam as pessoas da época.
2-O santo inquérito de Dias Gomes pode ser lida em dois momentos histórico-sociais diferentes, são eles:
A Inquisição e a Ditadura Militar brasileira por que representa a tortura e os abusos que eram cometidos em nome de Deus e da lei
A perseguição aos judeus e aos hereges.
O governo militar foi marcado por violência, prisões, torturas, todo um
aparelho repressor instalado. A censura invadiu os teatros, a TV, o cinema, as universidades, o rádio.
personagem
Em o Santo Inquérito, Dias Gomes (1995) apresenta que a
protagonista, Branca Dias, salva o padre Bernardo de um afogamento