Filosofia, perguntado por arThurzeraa, 9 meses atrás

1. A Patrística e a Escolástica consolidaram e expandiram a Doutrina Cristã utilizando como base as filosofias de Platão e Aristóteles. Relacione-as. 5 pontos PLATÃO ARISTÓTELES Escolástica (deriva de escola), produção filosófico-teológica desenvolvida nas escolas e posteriormente nas Universidades. Patrística (pais da Igreja), grupo de grandes padres da Igreja que elaboraram diversos textos sobre a revelação e a fé cristã. Escolástica (deriva de escola), produção filosófico-teológica desenvolvida nas escolas e posteriormente nas Universidades. Patrística (pais da Igreja), grupo de grandes padres da Igreja que elaboraram diversos textos sobre a revelação e a fé cristã. 2. Marque a AFIRMATIVA CORRETA. Para Agostinho, não se deve atribuir à Deus a origem do mal porque: 5 pontos a) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus. b) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus. c) por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal. 3. Marque a A AFIRMATIVA ERRADA sobre a filosofia de Agostinho de Hipona. 5 pontos a) Desenvolveu o conceito de SUPERIORIRADE DE ALMA. Argumentava que o CORPO teria sido criado por Deus para reinar sobre a ALMA, dirigindo-o para a prática do bem, mas o pecador inverte essa relação fazendo a ALMA assumir o governo do CORPO. b) Desenvolveu o conceito de GRAÇA DIVINA. O ser humano que trilha a via do pecado só consegue retornar aos caminhos de Deus e da Salvação mediante a combinação do esforço pessoal de vontade e a concessão imprescindível da graça divina. c) Desenvolveu o conceito de LIBERDADE. Acredita que a vontade é um impulso que nos inclina, desde o nascimento, à paixões pecaminosas. Por isso o ser humano não pode ser autônomo, pois sempre estará inclinado ao mal e a praticar o pecado. 4. Marque AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS sobre a Filosofia Medieval. 5 pontos A)Com a invasão moura, e a redescoberta dos textos de Aristóteles que estavam guardadas nos mosteiros, os filósofos Avicena e Averróis traduziram para o árabe e utilizaram para desenvolver a Teologia muçulmana. Posteriormente foram traduzidos para o latim que serviram de base para o pensamento da Escolástica. B|)Santo Ambrósio é considerado o doutor da Igreja e um dos precursores da Escolástica, iniciou os estudos para provar através da razão a existência de Deus. Estes estudos foram concluídos posteriormente pelo filósofo Agostinho de Hipona. C) O Ensino Escolástico era composto do QUADRIVIUM (gramática, retórica e lógia); e do TRIVIUM (aritmética, geometria, astronomia e música). D) O principal problema discutido neste período é a "Questão dos Universais" que gira em torna da pergunta "Será que atributos tais como, brancura e justiça, podem existir metafisicamente fora dos objetos?". 5. Aristóteles concluiu as 5 VIAS (PROVAS) DA EXISTÊNCIA DE DEUS inicialmente elaboradas por Santo Anselmo. Complete as explicações a seguir com as nomes das provas. OS NOMES DAS PROVAS SÃO: 1ª PROVA- O Primeiro Motor; 2ª PROVA - A Causa Primeira (Eficiente); 3ª PROVA - Ser Necessário; 4ª PROVA - Os graus de Perfeição; 5ª PROVA- A Finalidade do Ser. a) Todas as coisas possuem uma finalidade, objetivo, função, direção. E, é Deus que nos dá esta finalidade. 1 ponto b) Tudo que se move é movido por outro ser. Deus é o que deu início ao movimento dos seres, sem ser movido, é o criador do movimento. 1 ponto c) As coisas não possuem em si sua causa. Deus não é causado por um ser anterior, é o princípio de tudo. 1 ponto d) Todo ser que existe pode não existir. Os seres sempre precisam de um ser anterior. Deus é o único ser necessário, pois sem ele nada existiria. 1 ponto e) Se racionalmente temos a ideia de vários graus de perfeição, é preciso admitir que Deus é Perfeição. 1 ponto 6. Boaventura e João Duns Escoto são filósofos que desenvolveram conceitos que contribuiram com a decadência da Escolástica. Relacione-os aos conceitos que cada um criou. 5 pontos Boaventura João Duns Escoto Desenvolveu o conceito das razões seminais, onde cada ser é composto de uma semente que é cuidada por Deus; Discordava de Aristóteles ao argumentar que o conhecimento é uma interseção (agir) de Deus sobre o pensamento do homem, possibilitando-o ao observar um objeto tirar a ideia. Desenvolveu o conceito de Distinção Formal derivado do platonismo, em que o mundo real seria diferente do mundo das ideias. Acrescenta uma terceira via nessa divisão, um meio termo entre o mundo real e as ideias. Desenvolveu o conceito das razões seminais, onde cada ser é composto de uma semente que é cuidada por Deus; Discordava de Aristóteles ao argumentar que o conhecimento é uma interseção (agir) de Deus sobre o pensamento do homem, possibilitando-o ao observar um objeto tirar a ideia. Desenvolveu o conceito de Distinção Formal derivado do platonismo, em que o mundo real seria diferente do mundo das ideias. Acrescenta uma terceira via nessa divisão, um meio termo entre o mundo real e as ideias.

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmin67092113
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Resposta:

Com a dissolução do Império romano, as invasões bárbaras e o desaparecimento das instituições, os centros de difusão cultural também se desagregaram. Os chamados "pais da igreja" foram os primeiro filósofos a defender a fé cristã nos primeiros séculos, até aproximadamente o século 8.

Os padres da igreja foram os filósofos que, nesse período, tentaram conciliar a herança clássica greco-romana, com o pensamento cristão. Essa corrente filosófica é conhecida como patrística. A filosofia patrística começa com as epístolas de São Paulo e o evangelho de São João. Essa doutrina tinha também um propósito evangelizador: converter os pagãos à nova religião cristã.

Surgiram ideias e conceitos novos, como os de criação do mundo, pecado original, trindade de Deus, juízo final e ressurreição dos mortos. As questões teológicas, relativas às relações entre fé e razão, ocuparam as reflexões dos principais pensadores da filosofia cristã.

Santo Agostinho e a interioridade

Santo Agostinho (354-430) foi o primeiro grande filósofo cristão. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.

As ideias filosóficas tornam-se verdades reveladas (reveladas por Deus, através da Bíblia e dos santos) e inquestionáveis. Tornaram-se dogmas. A partir da formulação das ideias da filosofia cristã, abre-se a perspectiva de uma distinção entre verdades reveladas e verdades humanas. Surge a distinção entre a fé e a razão.

O conhecimento recebido de Deus torna-se superior ao conhecimento racional. Em decorrência desta própria dicotomia, surge a discussão em torno da possibilidade de conciliação entre fé e razão.

Escolástica e Tomas de Aquino

A partir do século 12, a filosofia medieval é conhecida como escolástica. Surgem as universidades e os centros de ensino e o conhecimento é guardado e transmitido de forma sistemática. Platão e Aristóteles, os grandes pensadores da Antiguidade, também foram as principais influências da filosofia escolástica. Nesse período, a filosofia cristã alcançou um notável desenvolvimento. Criou-se uma teologia, preocupada em provar a existência de Deus e da alma.

O método da escolástica é o método da disputa. A disputa consiste na apresentação de uma tese, que pode ser defendida ou refutada por argumentos. Trata-se de um pensamento subordinado a um princípio de autoridade (os argumentos podem ser tirados dos antigos, como Platão e Aristóteles, dos padres da igreja ou dos homens da igreja, como os papas e os santos).

O filósofo mais importante desse período é São Tomás de Aquino, que produziu uma obra monumental, a "Suma Teológica", elaborando os princípios da teologia cristã.

Explicação:

Espero ter ajudado:)


eduardazanotto958: não entendi nada
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