História, perguntado por Dudinha1818288, 1 ano atrás

1. A partir do século XI, na Europa feudal foram introduzidas importantes inovações técnicas na agricultura. Identifique a alternativa INCORRETA sobre esse tema e justifique sua escolha em seu caderno.
a) O uso do arado de madeira em lugar do arado de ferro (a charrua).
b) A introdução do sistema de cultura em três campos (rotação trienal).
c) Um novo modo de atrelar o cavalo usado para puxar o arado. A partir do século X, ele passou a ser atrelado pelo peito, o que aumentava seu rendimento e resistência no trabalho.
d) O aprimoramento e a difusão dos moinhos acionados pela força do vento ou da água; tais moinhos contribuíram para aumentar a velocidade e a qualidade da moagem de grãos.
Justifique sua escolha;
2. Observe o mapa abaixo com atenção e responda as perguntas a seguir.

a) Dê outro título ao mapa.
b) Identifique as duas principais rotas terrestres que ligavam o sul ao norte da Europa (a cidade de onde partiam e a cidade a que chegavam).
c) Por que a área comercial de Champagne aparece em destaque?
d) O que eram as feiras medievais representadas no mapa?
3. Sobre as feiras medievais, avalie as alternativas e escreva em seu caderno V para as verdadeiras e F para as falsas:
Verdadeira Falsa
Com o aumento do volume de comércio, surgiram também as feiras.
As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares.
As feiras medievais eram semelhantes em tudo às feiras livres atuais.
As feiras medievais comercializavam sobretudo alimentos trazidos de sítios relativamente próximos.
Como cada comerciante comparecia à feira com a moeda de sua região e como as moedas tinham valores diferentes, surgiram os cambistas, pessoas que faziam o câmbio (troca) do dinheiro.
Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.
Com o aumento do volume de comércio, surgiram também as feiras.
As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares.
As feiras medievais eram semelhantes em tudo às feiras livres atuais.
As feiras medievais comercializavam sobretudo alimentos trazidos de sítios relativamente próximos.
Como cada comerciante comparecia à feira com a moeda de sua região e como as moedas tinham valores diferentes, surgiram os cambistas, pessoas que faziam o câmbio (troca) do dinheiro.
Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.4. Identifique a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha. Sobre as cidades medievais, pode-se afirmar:
a) Tiveram diferentes origens: algumas nasceram ao redor de feiras, outras, às margens dos rios, outras, ainda, em torno do castelo de um nobre.
b) Muitas dessas cidades se localizavam nas terras de um nobre, a quem os moradores tinham de pagar impostos e prestar serviços gratuitos.
c) Para se libertar do controle dos nobres, os habitantes das cidades uniam seus esforços e compravam cartas de franquia.
d) As cidades medievais não apresentavam nenhum dos problemas das cidades atuais.
Justifique sua escolha:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por joelzinho12
19

Resposta:

1) Respostas:

A) ⦁ O uso do arado de madeira em lugar do arado de ferro (a charrua). (Incorreta) Letra (A)

O certo seria: ⦁ A introdução de inovações técnicas importantes, como a charrua (arado de ferro) em vez do arado de madeira. (Justificativa)

B) Certo

C) Certo

D) Certo

2) Respostas:

A) Rotas comerciais europeias (séc. XIV).

B) Uma delas ligava Gênova a Bruges, passando pelas feiras da região de Champagne, na França; e a outra ligava Veneza a Hamburgo.

C) Porque, na época, esta região reunia um grande número de importantes feiras.

D) Eram eventos que duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reunia mercadores de várias partes do mundo.

3) Respostas:

a) ( v)Com o aumento do volume de comércio, surgiram também as feiras.

b) ( v)As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares.

c) ( f)As feiras medievais eram semelhantes em tudo às feiras livres atuais.

d) (f )As feiras medievais comercializavam sobretudo alimentos trazidos de sítios relativamente próximos.

e) ( v)Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.

f) (v )Como cada comerciante comparecia à feira com a moeda de sua região e como as moedas tinham valores diferentes, surgiram os cambistas, pessoas que faziam o câmbio (troca) do dinheiro.

 4) Resposta: Letra (d)  (Comparação país atual vs Medievais).

(argumento numero 4)

(Neste artigo, procuramos mostrar que a discussão atual a respeito das cidades e da cidadania pode ser abordada a partir da referência conceitual oferecida pela cidade medieval. A cidade medieval nos lembra que a relação entre cidades e globalização não é nova. Se hoje a cidade global é o comando e o núcleo central do comércio internacional, então a cidade medieval também pode ser considerada uma cidade global. Seja o argumento de Pirenne12 de que o renascimento econômico do século XII levou à formação de "cidades livres", seja o argumento exatamente oposto de Mumford13 de que foi o reaparecimento da "cidade protegida" que ajudou a reabertura das rotas comerciais internacionais, o vínculo entre a cidade medieval e o comércio global é inquestionável. Mas, talvez ainda mais importante, a cidade medieval traz à mente os paradoxos, as exclusões e as segmentações que sempre estiveram associados à estrutura das cidades e à organização urbana. Assim, Pirenne refere-se à cidade medieval como uma "cidade livre", enquanto Mumford refere-se a ela como uma "cidade protegida". Em outras palavras, a cidade livre medieval era também a cidade protegida; não havia um conceito medieval de liberdade que não fosse também um conceito de associação, clientelismo e defesa.)

Explicação:

Bom estudos!


Dudinha1818288: Obrigada
larissamarquesd070: nss o tamanho da 4 tu pode resumir
larissamarquesd070: por favor
joelzinho12: Sim! (Foi resumido 25%). (Neste artigo, procuramos mostrar que a discussão atual a respeito das cidades e da cidadania pode ser abordada a partir da referência conceitual oferecida pela cidade medieval.
joelzinho12: Seja o argumento de Pirenne12 de que o renascimento econômico do século XII levou à formação de "cidades livres", seja o argumento exatamente oposto de Mumford13 de que foi o reaparecimento da "cidade protegida" que ajudou a reabertura das rotas comerciais internacionais, o vínculo entre a cidade medieval e o comércio global é inquestionável.
joelzinho12: Mas, talvez ainda mais importante, a cidade medieval traz à mente os paradoxos, as exclusões e as segmentações que sempre estiveram associados à estrutura das cidades e à organização urbana.
joelzinho12: No total foi o texto foi resumido 50%. Se quiser eu posso resumir só 25%.
Respondido por yasminhertelsouza
4

Resposta:

1) letra D.

B) letra D.

Explicação:

1)Com o aumento do volume de comércio, surgiram as feiras medievais, que chegavam a durar entre 15 e 60 dias, acontecendo uma ou duas vezes no ano, reunindo mercadores vindos de diversos lugares. Como cada comerciante comparecia à feira com a moeda de sua região, que possuíam valores diferentes, surgiram os cambistas (pessoas que faziam o câmbio, a troca do dinheiro). Eles colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.

2)As alternativas A, B e C apresentam rotas de comércio medieval. As rotas de comércio medievais incluíam cidades europeias. Nessa alternativa é apresentada uma rota africana que não existia no comércio medieval.

Bom então é 1)D e 2) D

Bons estudos .....

Perguntas interessantes