1) A partir da teoria de Émile Durkheim, marque a alternativa incorreta: * 1 ponto O compartilhamento de ideias, valores e crenças dentro de um grupo é chamado de coesão social. A solidariedade social possui relação com a integração entre os seres. As normas ou regras sociais não são passadas às pessoas por meio da socialização. A socialização ocorre por meio das instituições sociais. 2) Sobre a concepção de Estado para Émile Durkheim, marque a alternativa correta: * 1 ponto O Estado não formula e nem aplica o Direito. O direito funciona, para Durkheim, de modo punitivo e não restitutivo, ou seja, visa corrigir e reformar a conduta individual, não possuindo relação com a sociedade. O Estado não possui a intenção de proteger o indivíduo e nem de promover a coesão social. O Estado é, para Durkheim, uma instituição que se destina a manter a ordem social e organizar os interesses coletivos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
1 - As normas ou regras sociais não são passadas às pessoas por meio da socialização. (Alternativa C)
É incorreto afirmar isso pois um dos pilares da teoria de Durkheim era a necessidade de interação entre as pessoas na sociedade.
Por meio dessa afirmação nota-se a privação de interação social entre as pessoas, o que a torna uma alternativa incorreta.
2 - O Estado é, para Durkheim, uma instituição que se destina a manter a ordem social e organizar os interesses coletivos. (Alternativa D)
Segundo Durkheim era necessário que se estabelecer ordem social, de forma a organizar os interesses dos cidadães, para tal, o Estado se fazia necessário.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
2- D