Português, perguntado por MKROQ03, 5 meses atrás

1. A partir da leitura do resumo da obra O Primo Basílio, do autor português Eça de Queirós, faça uma análise e escreva com suas palavras as características apresentadas sobre as personagens abaixo, apresentando o perfil que cada uma representa a partir da ótica realista:
A) Luísa -
B) Jorge -
C) Basílio -
D) Juliana -

2. Com base na leitura do trecho apresentado, explique de que forma é retratada uma parcela da sociedade em Lisboa.

3. A personagem Juliana representa uma classe social específica. Explique.

4. Como pode ser tratada a morte de Luísa na história?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Questão 1.

a) Luísa é uma moça sonhadora e leitora assídua que, de tanto absorver os romances que lia, traiu seu marido (Jorge) em busca de uma paixão avassaladora sem nem considerar as consequências.

b) Jorge é um homem simples, dedicado e fiel à sua esposa (Luísa), além de bem-sucedido como engenheiro e funcionário de um ministério. Seu amor pela mulher o faz perdoar sua traição.

c) Basílio é um boa-vida irresponsável e mundano, além de aspirante a aristocrata e muito vaidoso. Seduz Luísa, fazendo-a acreditar que nutre sentimentos por ela, mas a descarta na primeira oportunidade que lhe aparece.

d) Juliana é a governanta amargurada, de saúde frágil e sem consciência moral que vê no caso de Luísa e Basílio uma possibilidade de se dar bem na vida.

Questão 2.

A pequena burguesia é retratada na obra como ociosa e fútil, se importando mais com as aparências que com suas bases frágeis.

Questão 3.

A personagem Juliana representa a classe das trabalhadoras domésticas, conhecedoras de tudo que acontece dentro de seus ambientes de trabalho.

Questão 4.

A morte de Luísa encerrou a obra depois que a personagem teve o vínculo com o público cortado a cada capítulo lido. Faltaram tribulações por parte dela. Não parecia ter remorso do que fez, mas sim um profundo medo de ser descoberta e perder o marido e seu status na sociedade. O autor desenvolveu suas críticas ácidas à burguesia durante toda a obra, mas esqueceu de direcioná-las à Luísa, e a assassinou por não saber como desenvolver um final diferente para a personagem.

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes