História, perguntado por slimeee, 10 meses atrás

1.A partir da definição no texto sobre Ideologia, estabeleça SUA definição sobre esse conceito.

2.A História pode ser influenciada pela ideologia? Justifique sua resposta.

3.Você acredita, a partir da leitura do texto sobre Ideologia, que ela pode ser um instrumento de discriminação, preconceito? Justifique sua resposta.

4.Reproduza (copie) abaixo uma frase ou uma imagem que demonstre a influência da ideologia no nosso dia a dia.

5.A partir das definições no texto sobre Materialismo e Espiritualismo, estabeleça SUA definição sobre esses conceitos.

6.A História, enquanto ciência, pode ser analisada a partir de qual conceito: materialismo ou espiritualismo? Justifique.

7.Podemos afirmar que tudo o que está ligado a História (economia, política, cultura) também está ligado a um dos conceitos da questão 6? Se sim, qual? Justifique sua resposta.

8.O espiritualismo também influencia a História? Justifique.

9.Na sua opinião, as pessoas constroem sua história mais a partir do materialismo ou do espiritualismo? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por lauragadita1998
2

Resposta:

1- Pelo meu entendimento, a ideologia é um conjunto de valores, crenças e ações culturais que justificam ou procuram modificar um determinado status quo, servindo de base para movimentos sociais que desejam a manutenção ou a mudança, como aqueles que defendem a causa ecológica, homossexual, feminista, etc. Num sentido amplo, podemos afirmar que a ideologia justifica e explica estilos de vida, por isso está presente na cultura das sociedades, seja na ideia de família ou mesmo no âmbito religioso.

2- Na atualidade, o centro das atenções não está mais no que a pessoa diz, mas o porquê ela diz, isso é o que interessa.

3- Sim. É possível verificar que o preconceito, a adesão à ideologia da racionalidade tecnológica e, implicitamente, ao fascismo, são variáveis que se relacionam às atitudes acerca da ideologia.

4- “A escola dá oportunidades a todos os alunos de aprenderem as coisas da vida.”

“A função do professor é ensinar, a do aluno é parender, e só.”

“Professor não pode falar de política em sala de aula.”

5- Materialista: Baseia os seus conceitos nas poderosas investigações científicas, sobretudo na área da Evolução e das Ciências Neurobiológicas, o espiritualista, sem qualquer base racional científica e convincente, baseia os seus conceitos numa crença, apenas numa crença, legítima, mas uma crença. Alguém que tem uma conduta de vida baseada não somente nas leis da matéria ou do plano físico. É quem que busca respostas no silêncio de uma oração, que compreende que sucesso é muito mais do que meras conquistas materiais.

6- Há uma disputa de classes sociais, crenças na histórica desde os primórdios da humanidade e que ela está condicionada à produção material (trabalho e resultado do trabalho) da sociedade. O problema é que, na ótica marxista, o proletariado trabalha e a burguesia desfruta do lucro proporcionado pela classe operária por meio da apropriação do trabalho e do que Marx chamou de mais-valia. Então, o materialismo é mais presente na atualidade.

7- Sim. Tudo envolve uma politica/politicagem. A Economia Política professam ensinar ou investigar a natureza da riqueza, bem como as leis de sua produção e distribuição, incluindo, diretamente ou de maneira remota, a operação de todas as causas que fazem com que prospere ou decline a condição da humanidade, ou de qualquer sociedade de seres humanos, com respeito a esse objeto universal do desejo humano.

A Ciência política é responsável por entender e moldar as questões relativas ao poder na sociedade, estabelecendo normas e preceitos para o pleno funcionamento das instituições sociais, da economia, do Estado e do sistema jurídico.

A cultura não é estática, o que significa que, com o passar dos anos, uma sociedade pode ter sua cultura completamente transformada. É importante notar que, ao mesmo tempo que as pessoas assimilam a cultura da sociedade em que vivem, também podem modificá-la.

8- Sim. Os modernos espiritualistas acreditam na possibilidade de comunicação com os espíritos. Uma crença secundária é que os espíritos estão de certa forma mais próximos de Deus que os humanos vivos e que os espíritos são capazes de crescimento e perfeição. A vida após a morte não é, portanto, um lugar estático mas um onde os espíritos continuam a evoluir.

9- No Espiritismo. Os homens constroem o seu destino com as ações praticadas neste mundo. As lendas de sua mitologia estão repletas de "espíritos protetores".

Espero que ajude.

Perguntas interessantes