História, perguntado por Belinhalaulau, 11 meses atrás

1)"A par das diferentes posições político-ideológicas, os educadores são unânimes em afirmar que o livro didático exerce um papel preponderante no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, sobretudo nos estabelecimentos da rede pública de ensino, caracterizados pela carência de outros materiais de ensinoComo o livro didático deve ser compreendido pelos professores?
Alternativas:• a)Como a única possibilidade de repassar aos nossos alunos um conhecimento pluralizado e de valorização dos saberes.
• b)Como um mero reprodutor das ideologias do poder dominante que detém o poder e controle sobre o que deve ou não ser dito.
• c)Como um dos materiais que podem ser utilizados pelos professores, mas não deve jamais ser entendido como o único.
• d)Não deve ser entendido como o único material a nós disponibilizado, mas que deve sempre ser utilizado, já que ali está a verdadeira informação histórica.
• e)Apesar de sua reconhecida importância, o livro didático não deve ser utilizado em sala de aula, porque reproduz a memória dos vencedores.
2)Ao analisarmos as reformas curriculares de História e a consequente produção do livro didático, percebemos que esse processo é marcado por interesses ideológicos, que denotam o as características da política de determinado período. Nesse sentido, é possível concluir que a mudança curricular:
Alternativas:a)Valoriza primordialmente o professor e entendendo-o como agente fundamental no processo educacional.b)Procura caminhar usando como pressuposto as normas instituídas historicamente pela população.c)É realizada a partir das questões políticas do país, ou seja, quando mudam os governos, as propostas vão embora juntamente com eles.d)Envolve o diálogo com todos os setores envolvidos no processo educacional.e)Sempre leva em consideração os interesses dos alunos e da comunidade escolar da qual fazem parte.3)A preocupação com o estudo da História não é algo recente, remontando aos tempos antigos. No decorrer do tempo, a História foi percebida de forma diversas, dependendo das características do período. No entanto, a sua institucionalização enquanto disciplina escolar tem origem determinável. Quando ocorreu a institucionalização escolar da disciplina de História?
Alternativas:a)Na antiguidade clássica, em decorrência da ação de Heródoto, considerado o "pai" da História.b) No período medieval, por influência da Igreja Católica que pretendia difundir a História sagrada.c)Na época do renascimento, quando houve a necessidade de escrever a História para a compreensão do próprio tempo.d)No século XVIII, quando houve grande preocupação em transformar a História em matéria ensinável. e)No século XIX, quando a História foi definitivamente instituída nas escolas e apareceu caracterizada como um ensino cronológico.
4)"No Brasil, sob influência do pensamento liberal francês e no bojo do movimento regencial, após a Independência de 1822, estruturou-se no município do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II (que durante o Império funcionaria como estabelecimento-padrão de ensino secundário, o mesmo ocorrendo na República, sob a denominação de Ginásio Nacional) e seu primeiro regulamento, de 1838, determinou a inserção dos estudos históricos no currículo, a partir da sexta série". Qual era a percepção política em relação ao ensino de História no Brasil no período de constituição dessa disciplina no século XIX?a)O ensino de História era pensado no sentido de valorizar a contribuição dos negros e indígenas na construção da nação brasileira.b)O ensino de História seria fundamental para a construção do sentimento de nação brasileira a partir de valores próprios.c)Com a disciplina de História, os intelectuais brasileiros teriam contato com o conhecimento científico, o único válido. d)A História teria o papel de inculcar nos filhos dos grupos dominantes os valores europeus e justificar a nação brasileira, vista como extensão dos modelos europeus. e)O poder político não possuía interesse algum no ensino de História no Brasil.5)"Quase sempre, os livros didáticos mostram a história pelos olhos da classe dominante, ocultando o outro lado da História, ou seja, a história das classes subalternas, como se elas não tivessem tido nenhuma importância ou participação na formação dos processos históricos".
Embora exista um grande número de livros didáticos que ainda se enquadre na características da citação acima, devemos buscar um material didático que: a)Atenda as normas e preceitos instituídos pelos governantes.b)Seja produzido pela escola e disponibilizado pelo professor que deve seguir a risca.c)Tenha por finalidade trabalhar a homogeneidade característica do Brasil. d)Aborde apenas a história dos vencidos, que foi, por muito tempo, esquecida. e)Não apresente erros de informação, distorções conceituais ou de desatualizações históricas gritantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasantos8
4
1- A
2- D
3- E 
4- B
5- A
ACHO QUE ESTA CERTA


eds10: 1-c
2 - c
3 -e
4- d
5 - e
6 -d
7 -b
8 - a
9- b
10 - e

Acertei todas
leojfgaloucura: Vlw
Perguntas interessantes