1. A paleta do artista mudou de cor?
2. A paleta de cores usadas por Van Gogh é diferente da
utilizada por Rembrandt e Georges de La Tour?
3. Que cores você percebe nessa paisagem noturna?
4. Os contrastes em setores escuros e claros da pintura são
provocados por quais cores?
Soluções para a tarefa
1. Observando a obra "Noite estrelada sobre o Ródano", podemos afirmar que a paleta do artista mudou de cor porque se encontra mais escura.
2. Sim. Rembrandt utiliza cores mais frias e em tons mais escuros (geralmente preto e muitos tons de marrom e amarelo, com alguns detalhes em vermelho, azul e verde) que Van Gogh. A paleta de Georges de La Tour contém cores mais vivas que a de Rembrandt, mas ainda assim, se parece mais com a dele do que com a de Van Gogh (que normalmente usa cores quentes, em tons mais vivos).
3. As cores percebidas na paisagem noturna são:
- azul;
- amarelo;
- preto;
- verde;
- branco.
4. Os contrastes em setores escuros e claros vem das cores: amarelo e preto.
É preciso analisar a imagem, bem como conhecer um pouco de história da arte para conseguir responder a essas perguntas. Na primeira questão, ao comparar a obra de Van Gogh com as outras que ele fez, repare que essa é bem mais escura.
Na segunda questão, Rembrandt e Georges de La Tour pertencem ao movimento Barroco, por isso a pintura deles é tão diferente da de Van Gogh.
Na terceira questão, basta observar. Quais cores você vê na tela?
Na quarta questão, note que todo o quadro, praticamente, é azul. Assim, as cores usadas para contraste são o amarelo é o preto.
Van Gogh foi um artista que viveu na época do Impressionismo, mas que introduziu na pintura noções de Expressionismo, pelo uso de cores puras (sem mistura com as outras), tons quentes contrastando com tons frios, uso marcante das pinceladas na tela e sensação de movimento.
Para saber mais sobre Vincent Van Gogh, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18974476