1)
A palavra ritmo, segundo Garcia e Haas (2003, p. 27), deriva do "termo grego Rytmus, que significa e/ou designa tudo aquilo que flui e o que se move no universo". Sobre ritmo analise as afirmativas abaixo:
I – O desenvolvimento de atividades rítmicas na escola contribui para ampliar a capacidade física dos alunos sob os aspectos de equilíbrio, saúde e qualidade de vida além de favorecer a descoberta do próprio corpo.
II – São algumas das funções do ritmo: estimular a atividade de quem executa o movimento, estabelecer a qualidade do movimento e aperfeiçoar a coordenação.
III – Observando pessoas diferentes em seu dia a dia podemos dizer que quando comparadas em seu modo de movimentar-se, todas as pessoas apresentam naturalmente um mesmo ritmo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
Apenas a I.
e)
Apenas a III.
2)
Com base na estruturação do ritmo apresentada na Web aula assinale a alternativa que contempla a resposta correspondente ao ritmo caracterizado como a maneira de realizar movimentos em conjunto com duas ou mais pessoas em sincronismo, ou seja, busca-se igualar ao movimento de um companheiro.
Alternativas:
a)
Ritmo individual.
b)
Ritmo mecânico.
c)
Ritmo disciplinado.
d)
Ritmo grupal.
e)
Ritmo espontâneo.
3)
Há alguns métodos de treinamento do ritmo como: os métodos de influência verbal e métodos de influência demonstrativa. Os métodos de influência demonstrativa podem ser: visuais, auditivos e motores. Assinale a alternativa que apresenta a utilização dos métodos de influência demonstrativa motora:
Alternativas:
a)
O professor após a identificação das dificuldades das crianças utiliza-se de explicações verbais e de conversas.
b)
O professor mostrará o material didático: por meio de vídeos, cartazes ou desenhos para que as crianças possam solucionar a tarefa motora.
c)
Utilizará pontos visuais de referências para executar corretamente o movimento no espaço.
d)
Utiliza a correspondência sonora para o aluno assimilar o ritmo das ações motoras.
e)
Utiliza a percepção e organização da criança por meio das sensações vindas do aparelho motor.
4)
No material estudado são apresentados cinco autores das correntes e princípios do ritmo e da música, cada um deles desenvolveu trabalhos significativos nesse sentido. O método de educação global criado por Émile Jacques Dalcroze, baseado no ritmo musical, vivido de forma corpórea e sensorial pelo indivíduo é a:
Alternativas:
a)
Labanotação.
b)
Rítmica.
c)
Influência verbal.
d)
Expressão corporal.
e)
Sucessão relaxamento-tensão-relaxamento.
5)
Os cinco autores das correntes e princípios do ritmo e da música são: Rudolf Bode, François Delsarte, Émile Jaques-Dalcroze, Rudolf Laban e Carl Orff. Faça a correta relação entre as colunas abaixo:
Coluna 1
I - Rudolf Bode
II - François Delsarte
III - Émile Jaques-Dalcroze
IV - Rudolf Laban
V - Carl Orff
Coluna 2
A - Organizou seus estudos sobre o movimento rítmico sob três princípios: o desenvolvimento do sentido musical, o despertar do instinto motor e o desenvolvimento da imaginação.
B - Desenvolveu uma investigação entre a voz e o gesto e formulou a teoria por meio da sistematização dos gestos e expressão corporal.
C - Para ele o movimento da dança é a passagem de uma posição para a outra, sendo resultantes de impulsos provenientes do centro do corpo, levando em consideração a velocidade, limitação ou amplitude, leveza ou força e fluência.
D - Acreditava que se a criança aprende a falar antes de ler e escrever, deveria ser criada uma linguagem musical que atendesse às necessidades infantis antes de aprender a teoria da música.
E - Para ele o princípio básico do ritmo é estabelecido entre o binômio: do trabalho/repouso, da agressividade/trégua e da vigília/sono.
A correlação relação entre as colunas está apresenta na alternativa:
Alternativas:
a)
I-B; II-C; III-A; IV-E; V-D.
b)
I-A; II-D; III-C; IV-B; V-E.
c)
I-E; II- B; III-A; IV-C; V-D.
d)
I-E; II-D; III-A; IV-C; V-B.
e)
I-A; II-B; III-C; IV-E; V-D.
Soluções para a tarefa
1 -
A afirmativa I é verdadeira, pois o ritmo representa um "conjunto" de ferramentas criativas que estão à disposição do sujeito que executa a coreografia, de modo que contribui para o auto-conhecimento.
A afirmativa II é verdadeira, pois o ritmo, ao promover este auto-conhecimento, contribui para o aproveitamento do dançarino, assim como para o seu equilíbrio.
A afirmativa III é falsa, pois o ritmo varia de pessoa para pessoa, não sendo igual para todas as pessoas.
É correta a alternativa A.
2 -
Quando há mais de um dançarino executando a mesma coreografia, de modo que se tenta estabelecer uma execução comum do mesmo "tom" entre os dançarinos ocorre o ritmo grupal, que se diferencia do ritmo mecânico por ser a harmonização de dois ritmos, e não a repetição mútua de um único.
É correta a alternativa D.
3 -
Os métodos de influência demonstrativa são aqueles que se pretende ensinar por meio de uma demonstração feita pelo professor que deve ser, depois, executada pelo aluno. As demonstrações motoras são aquelas que envolvem diretamente os movimentos físicos, sendo a imitação de um movimento por meio de um movimento, e não pela observação de um vídeo ou outro tipo de exercício.
É correta a alternativa E.
4 -
Émile Jacques-Dalcroze, um dos mais importantes teóricos modernos da dança, criou a rítmica, um método que era, ao mesmo tempo, restrito o suficiente para ser usado como ferramenta pedagógica para pessoas tão diferentes, mas amplo o suficiente para não agir no sentido de destruir manifestações autênticas, pessoais, do ritmo individual de cada aluno.
É correta a alternativa B.
5 -
Rudolf Bode é responsável pela teoria binominal que opõe os elementos na construção da coreografia, de modo que corresponde ao item E.
François Delsarte, por sua vez, buscou desenvolver uma harmonização entre voz e dança, harmonizando estas duas manifestações diferentes do sujeito. Corresponde ao item B.
Dalcroze, como já dissemos, é o pai da rítmica moderna. Corresponde ao item A.
Laban, um dos grandes gênios da dança contemporânea, acreditava que a dança era um exercício fluído de uma posição para outra, de modo que representava a dança como uma grande coreografia dramática. Corresponde ao item C.
Já o austríaco Carl Orff acreditava que a dança era um bom caminho para a educação infantil, de modo que criou uma abordagem pedagógica para o ensino de dança como um modo de desenvolver a prática desde a primeira infância. Corresponde ao item D.
É correta a alternativa C.