1) "A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade" Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
Na Grécia Antiga, a democracia direta se valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso, pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.
A consolidação da democracia grega contribuiu com o surgimento da filosofia. Aliás, pensadores estrangeiros que faziam parte do corpo democrático foram os principais teóricos que
Soluções para a tarefa
O texto doe enunciado trata sobre a democracia na Grécia antiga, assim temos que a resposta certa é a:
Na Grécia Antiga, a democracia direta se valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso, pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.
Isso porque a democracia tinha por objetivo fazer com que as pessoas estivessem mais próximas da participação política da polis.
Assim, isso ocorre tendo em vista tanto a eleição democrática dos representantes como também a maior participação nas discussões sobre as leis da cidade.
A exclusão existia tendo em vista que muitas pessoas não poderiam participar das discussões mais não era um poder autoritário.
espero ter ajudado!
Resposta:
A crise na contemporaneidade acerca da democracia consiste no fato de que há conflitos entre democracia e representação. A “democracia representativa” possui uma crise em seu próprio cerne. Afinal, se a democracia é entendida como governo do povo, a representação consiste na seleção de apenas alguns que governam, e os critérios para conceder o poder a alguns” nem sempre têm sido os mais democráticos.