1)
A origem das coisas sempre foi uma preocupação central da humanidade; a origem das pedras, dos animais, das plantas, dos planetas, das estrelas e de nós mesmos. (...) De fato, cada civilização conhecida da antropologia teve uma cosmogonia.
STEINER, João. A origem do universo. Estudos Avançados, v.20, n.58, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/20.pdf. Acesso em 12 nov 2019.
O conceito de ‘cosmogonia’ está ligado às concepções históricas e filosóficas do povo grego.
A respeito deste conceito, é correto afirmar que o mesmo remete a
Alternativas:
a)
uma abordagem filosófica/científica sobre a origem das coisas.
b)
uma escola de pensamento, criada por Platão, que enfatizava a necessidade de busca pela verdade.
c)
uma interpretação sobre a origem do universo que é baseada em construções míticas. Alternativa assinalada
d)
um processo de reforço da estrutura política em torno dos reis das cidades-Estado.
e)
uma escola filosófica que pregava o fim da religião como fator de libertação humana.
2)
É surpreendente que possamos entender o universo físico de forma racional e que ele possa ser pesquisado pelos métodos da física e da astronomia desenvolvidos nos nossos laboratórios e observatórios. A percepção dessa dimensão e da capacidade científica nos foi revelada de forma mais plena nas décadas de 10, 20 e 30 do século XX. Mas a história da cosmologia e da cosmogonia não começou, nem parou aí.
STEINER, João. A origem do universo. Estudos Avançados, São Paulo, v.20, n.58, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/20.pdf. Acesso em 12 nov 2019.
As reflexões sobre a relação entre ‘cosmogonia’ e ‘cosmologia’ consolidaram uma parcela importante do pensamento filosófico na Antiguidade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A concepção dos gregos sobre a vida natural, baseada no aspecto mítico da Cosmologia, aproxima-se da cosmogonia à medida que evoluiu o pensamento filosófico.
II. A Cosmologia se desenvolve na Grécia Antiga como uma evolução natural (e filosófica) das concepções de mundo ligadas à cosmogonia.
III. A Cosmologia é uma construção arquetípica sobre a origem do universo, e que está associada a uma série de mitos de fundação da sociedade grega.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, apenas. Alternativa assinalada
b)
III, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
I e III, apenas.
e)
II e III, apenas.
3)
Os filósofos gregos nos deixaram a ideia de que podemos diferenciar entre o necessário, o acaso e possível em nossas ações: o necessário é o que não está em nosso poder escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente de nossa vontade (não depende de nós que o Sol brilhe).
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010.
Na história da Grécia Antiga, o ‘Período Clássico’ pode ser configurado por importantes e profundas mudanças de ordem social.
A respeito deste período, é correto afirmar que uma de suas principais características é expressa por
Alternativas:
a)
um aumento na estrutura coercitiva interna das cidades-Estado, reduzindo a expressão democrática nestes locais.
b)
um processo de isolamento cultural e comercial da Grécia, a partir de sua competição com os romanos.
c)
uma difusão do pensamento filosófico, com a fusão com a cultura romana, no século I d.C.
d)
um aumento da expressão democrática nas cidades-Estado, conferindo direito de representação a mulheres.
e)
uma evolução do pensamento filosófico, ao definir o homem como elemento central na criação do pensamento. Alternativa assinalada
4)
A mudança do vocabulário da Filosofia no curso dos séculos indica que mudaram os modos de formular as questões e responde-las, pois a Filosofia está na história e possui uma história. No entanto, sob essas mudanças profundas: permaneceu a questão metafísica fundamental: O que é?
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010.
Uma das formas mais expressivas do pensamento filosófico na Antiguidade diz respeito à criação da Metafísica.
A respeito deste conceito, é correto afirmar que o mesmo remete a:
Alternativas:
a)
uma contribuição dos filósofos pré-socráticos sobre a compreensão da existência humana.
b)
uma abordagem que considera a Física Moderna como a chave de todas as ciências.
c)
uma busca pelas raízes e elementos que condicionam a existência de todas as coisas. Alternativa assinalada
d)
uma separação de áreas do conhecimento humano a partir da Ciência Lógica.
e)
uma escola teórica que rejeita o conhecimento exato como fonte de emancipação humana.
RESPOSTAS DA ADG2 CORRIGIDAS!
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Resposta:
1C - uma interpretação sobre a origem do universo que é baseada em construções míticas
2A - II - A Cosmologia se desenvolve na Grécia Antiga como uma evolução natural (e filosófica) das concepções de mundo ligadas à cosmogonia.
3E - uma evolução do pensamento filosófico, ao definir o homem como elemento central na criação do pensamento
4C - uma busca pelas raízes e elementos que condicionam a existência de todas as coisas
Explicação:
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